Rede estadual de ensino vai receber 114 mil classmates
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino serão contemplados com a segunda leva de classmates, o aparelho híbrido de tablet e PC utilizado desde o ano passado nas escolas da rede. Segundo o secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, 114 mil novos equipamentos devem chegar às salas de aula até o fim de abril. Só no ano passado foram distribuídos 156 mil classmates para os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede.
Em Pernambuco, o uso do classmate, tanto na sala de aula como na residência do aluno, deixou de ser um projeto isolado para se tornar uma política pública do Estado”, comentou Ricardo Dantas, que anunciou a chegada dos novos aparelhos durante palestra realizada no InovaEduca3.0Recife, na última segunda-feira. “A cada ano, vamos conceder um classmate, dentro do Programa Aluno Conectado, para cada aluno que ingressar no 2º ano do ensino médio”, acrescentou o secretário.
Também presente no evento, o gerente geral do programa Intel World Ahead, John Davis, comentou sobre a importância de ferramentas tecnológicas na educação e na construção de um mundo 3.0. e destacou o trabalho desenvolvido no Estado. “A América Latina está fazendo muito nessa área e Pernambuco, certamente, é um dos líderes”, afirmou o americano, que defende o uso da tecnologia aliada a um ambiente propício ao desenvolvimento do jovem.
“Criar um ambiente favorável à educação é fundamental. Junto com a tecnologia, ele precisa levar os alunos ao nível criativo. Isso é o que os jovens precisam para enfrentar o mercado de trabalho. Esse é o maior investimento que podemos fazer nessas crianças de hoje”, afirmou, John Davis, que acredita que professores e alunos devem se concentrar na criação ao utilizar os classmates. “Esse é o foco que não podemos perder para além de educar, criar empregos, gerar inovação e empreendedorismo”, disse.
De acordo com o gerente de educação da Intel, Rubem Saldanha, ainda é cedo para fazer uma análise do trabalho desenvolvido no Estado. Mas, Pernambuco já pode ser considerado um case de sucesso. “Tudo está muito no começo. Não dá parar fazer as pessoas utilizarem tecnologia do nada. Isso é um trabalho contínuo e o Estado já percebeu que precisa investir nisso. Vão precisar de vários anos para o projeto se consolidar, mas, pelo compromisso, Pernambuco já se destaca”, colocou.
Para o secretário, a tecnologia por si só não basta. “Ela não basta para resolver o problema do ensino. Mas, a tecnologia é nossa aliada para tornar a sala de aula mais interessante para essa geração que já nasceu na era digital”, comentou Ricardo Dantas. Além do programa Aluno Concetado, atualmente, o Governo do Estado utiliza a lousa digital e um programa de aulas em 3D e de robótica, além de sistemas de chamada eletrônicas utilizadas na gestão das escolas.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário