Rede estadual sem remédios especial

Portadores de doenças graves denunciam a falta de remédios na farmácia de medicamentos especiais da Secretaria Estadual de Saúde. “Meu filho de 12 anos, com deficiência total de hormônios, não pode passar um dia sequer sem tratamento, corre risco de não sobreviver e não sei quando receberá o Hormotrop (somatropina)”, diz o comissário de polícia João Cícero Silveira do Carmo, residente no Barro, Recife. “Estou há três meses sem fazer quimioterapia”, reclama o motorista Luiz Carlos da Silva, portador de um câncer raro de abdome, também morador da capital, do bairro da Iputinga.

Luiz, de 47 anos, paciente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, precisa do medicamento Pemetrexed (alimita). “A cada 21 dias, ele é aplicado, injetável. Mas desde outubro não faço o tratamento porque a farmácia do Estado não está fornecendo o produto”, conta. Segundo o paciente, é preciso cumprir a quimioterapia para reduzir os tumores que cercam vários órgãos. “Voltei a sentir dores depois que parei o tratamento”, conta.

A Associação de Defesa dos Usuários de Sistema de Saúde (Aduseps) conta que a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco foi obrigada pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, José Henrique Coelho da Silva, desde dezembro de 2011, a fornecer a medicação a Luiz Carlos da Silva, uma vez que se negava a garantir esse tratamento. Luiz descobriu os tumores – mesotelioma peritoneal – em outubro daquele ano. A partir de janeiro de 2012 passou a receber a droga na farmácia do Estado, que só teria cumprido a medida até setembro.

“O processo teve sentença favorável ao autor, condenando o governo a pagar danos morais ao paciente, porém o Estado utiliza-se de artifícios ardilosos para não cumprir as ordens judiciais. Além disso, o paciente não tem condições de arcar com as despesas do remédio, mais de R$ 3.600”, explica a advogada da Aduseps, Marta Lins. Por isso, segundo ela, a associação ingressou novamente na Justiça, denunciando o descumprimento da medida judicial.

João Cícero Silveira, por sua vez, explica que não é a primeira vez que fica sem o remédio do filho. “Ele é paciente do Hospital Barão de Lucena e recebe a somatropina desde o primeiro ano de vida. Quando deixa de tomar o medicamento fica em pré-coma”, conta. Segundo João, o remédio é fornecido em quantidade suficiente para um mês contado. “Hoje (ontem) é o dia de recebê-lo. Fomos à farmácia do Estado e não há previsão de chegada. A partir de amanhã (hoje) meu filho entra em risco”, diz, desesperado. O remédio custa R$ 11 mil.

A Farmácia do Estado informa que “a somatropina estará disponível para entrega na primeira semana de fevereiro. Nesta quinta-feira (hoje), será concluído o processo de licitação para escolha da empresa fornecedora do produto, que terá no máximo 15 dias para realizar a entrega”. Sobre Pemetrexed, (100 mg), alega que já concluiu o processo de compra e aguarda a entrega do produto. “Foi solicitada urgência ao fornecedor Eli Lilly do Brasil Ltda, que, se não cumprir novamente os prazos estabelecidos, deixará de fornecer ao Estado”, informa a Secretaria de Saúde.

Fonte: JConline

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.