Redes sociais tomam a atenção dos brasileiros
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Albert Einstein afirmou que o tempo é relativo. Já Cazuza disse que o tempo não para. Independente das premissas do físico e do poeta, o fato é que os brasileiros, hoje, dispensam muito tempo navegando pela rede. E não seria surpresa descobrir que o 2º País em números de usuários na maior rede social do mundo, o Facebook, dedique grande parte do seu tempo às redes sociais.
De acordo com o relatório 2013 Brazil Digital Future in Focus (#FifBrasil), elaborado pela comScore Media Metrix, atualmente, os sites de redes sociais consomem cerca de 36% do tempo dos brasileiros. Ainda segundo o relatório, o Facebook é a página desta natureza que prende mais a atenção do usuário. Só em dezembro de 2012, cerca de 44 milhões de visitantes, 22% a mais que o ano anterior.
“O cenário digital brasileiro mostrou uma mudança significativa em 2012, causada pela forte ascensão das redes sociais” declarou o diretor executivo da comScore para o Brasil e vice-presidente na América Latina, Alex Banks. “À medida que esses veículos continuem a crescer, vão promover novas e excitantes oportunidades para meios de publicação que desejem audiência e empresas que desejam alcançar consumidores”.
A vendedora, Kézia Salgado, de 24 anos, vive conectada às redes sociais. Ela está sempre atenta às suas contas todo o tempo. Apesar da consciência do uso exagerado, ela explica sua necessidade de estar conectada. “Eu troquei a TV, os jornais impressos pela internet”, pontuou. “Se gasta muito tempo na internet e nas redes sociais, porque essa virou a principal conexão com o mundo”, completou.
Atualizar os perfis nas redes sociais e acompanhar os dos amigos, no entanto, não é a única atividade de Kézia. Ela também costuma ver vídeos e ler notícias, além de acompanhar blogs que a interessem e manter contato com amigos distantes. “Como a vida está muito corrida, vejo na internet a oportunidade de me comunicar e me manter informada. Todo mundo vive conectado. É uma tendência”, afirmou.
Para além das redes sociais, outra atividade que começou a tomar mais tempo dos usuários foi a visualização de vídeos online. Em 2012, o #FifBrasil constatou que a atividade cresceu 18%. O Youtube continua sendo a página mais popular e o VEVO ficou em segundo lugar. Mas, o grande destaque nessa área foi o crescimento de 400% de visualização de vídeos no Facebook.
Para o professor da Faculdade Boa Viagem (FBV), Felipe Ferraz, a popularização dos dispositivos móveis foi determinante nesse movimento. E os números comprovam isso. Segundo o comScore Device Essentials, Visualizações de páginas em dispositivos móveis bateram um recorde, com quase 6% dos page views totais consumidos pelos brasileiros durante o mês de dezembro de 2012.
E, apesar do uso das redes sociais já ser expressivo, Ferraz afirma que, no Brasil, os usuários estão experimentando o crescimento das plataformas. “Aqui, o consumo de mídias digitais ainda não chegou ao auge. Isso porque muita gente ainda não tem acesso à internet e no Brasil não há uma conexão de qualidade que permita essa interação maior”, explicou Felipe Ferraz.
Quanto à discussão sobre o uso das ferramentas online, o professor garante que esta sempre existirá. “A gente pode se preocupar com isso. Mas, tudo depende da ótica de como e para que se usa as ferramentas. Isso aconteceu quando a televisão foi trocada pelo rádio e as pessoas, naturalmente, começaram a passar mais tempo vendo televisão do que ouvindo rádio”, concluiu Felipe Ferraz.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário