Repórter é atingida no olho por bala de borracha durante cobertura das manifestações

A repórter da TV Folha Giuliana Vallone foi atingida no olho por uma bala de borracha quando cobria o quarto protesto contra o aumento de passagem na noite desta quinta-feira (13) no centro de São Paulo. Ela estava na rua Augusta quando foi ferida.

De acordo com a Folha de São Paulo, o repórter fotográfico Fábio Braga também foi atingido por dois disparos, sendo um no rosto e outro na virilha.

Ainda de acordo com a Folha de São Paulo, mais cinco jornalistas também foram atingidos na manifestação.

O repórter Piero Locatelli, da revista CartaCapital, foi detido na tarde desta quinta-feira (13), na praça do Patriarca, região central de São Paulo, durante a cobertura das manifestações contra o aumento da passagem de ônibus na capital paulista. Segundo a revista, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo foi informada da prisão pela redação de CartaCapital e entrou em contato com o comando da Polícia Militar para obter mais informações sobre a prisão.

O fotógrafo do Terra Fernando Borges também foi detido. De acordo com informações do portal, “ele portava crachá de imprensa, equipamento fotográfico e se apresentou como jornalista, mas foi levado pelos policiais”. Ele passou 40 minutos detido junto com manifestantes e já foi liberado.

Outros casos

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) “condenou veementemente” a agressão contra o repórter Fernando Mellis, do R7, e as prisões dos jornalistas Leandro Machado, da Folha de S.Paulo, Pedro Nogueira, do Portal Aprendiz, e do fotógrafo Leandro Morais, do UOL, durante o terceiro protesto contra o aumento das tarifas do transporte coletivo na cidade de São Paulo, ocorrido na terça-feira (11).

Em nota, a entidade afirmou que “enxerga tentativa de obstrução do trabalho de cobertura das manifestações” e considerou “preocupante que esta ação contrária ao trabalho da imprensa parta do Estado, e justamente da PM, mandada à rua para manter a ordem e garantir direitos”.

Detidos sob a alegação de que “atrapalhavam a ação da polícia”, Leandro Machado e Leandro Morais foram levados para a delegacia dos Jardins e acabaram liberados cerca de uma hora depois. Já Pedro Ribeiro Nogueira foi indiciado por formação de quadrilha e danos ao patrimônio e transferido para a delegacia do Bom Retiro. Um vídeo, que está circulando na internet, mostra Pedro sendo agredido a golpes de cassetete por um grupo de policiais militares, momentos antes de ser preso.

Já o repórter do R7 foi agredido por policial, apesar de estar identificado por um crachá. Fernando Mellis levou um golpe de cassetete nas costas, quando acompanhava a ação da PM contra um manifestante.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.