Retrocesso marca governo Dilma, diz Marina antes de encontrar Campos

dscn1295A ex-senadora Marina Silva afirmou, na tarde desta segunda-feira (14), que o retrocesso deve ser a marca do governo Dilma Rousseff. “Torço que a presidente Dilma deixe a sua marca, por enquanto a marca que tem deixado é a do retrocesso ou risco do retrocesso. O retrocesso na área ambiental é inegável. O modelo de governabilidade chegou ao limite. Chegamos a 40 ministérios e, para manter base, novos têm sido criados, e isso é insustentável”, disse em evento no Recife.

Marina está na capital pernambucana para participar da 1° Jornada Sustentabilidade em Construção: Discutindo Ações para a Cidade do Recife, onde fará uma palestra, esta noite, na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (UPE). Depois do evento, irá jantar na casa do governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, provável candidato ao Planalto e com quem firmou aliança há dez dias.

A ex-senadora também comentou sobre a afirmação feita por Dilma Rousseff, na manhã desta segunda, em entrevista a uma rádio mineira, que seus prováveis adversários nas eleições de 2014 precisam “estudar muito” o Brasil. “Eu acho que ela deu um conselho de professora. Eu fui alfabetizada aos 16 anos, isso é uma coisa que eu gosto de valorizar, aqueles que se dispõem a estudar. E eu vi que o Eduardo é uma pessoa que pega as coisas assim, com muita consistência. Nas conversas que temos tido, na experiência de governo, eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa, difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar”, disparou.

Marina voltou a defender a restauração do tripé econômico, com controle de inflação, câmbio flutuante e superávit primário. “Tudo que nós conquistamos foi pelo fato de termos um compromisso com a meta de inflação, mas, nos últimos anos, o teto dessa meta foi a realidade e, algumas vezes, até extrapolado. Reafirmamos essas diretrizes, aprofundando com a evolução programática com o PSB”, disse. Também afirmou que é preciso dar autonomia ao Banco Central, mas sem a necessidade de formalização dessa medida.

Chapa para 2014
Marina refutou a ideia de dobradinha na chapa. “Não falamos sobre candidatura minha e de Eduardo. A candidatura que está posta é a de Eduardo. A Rede tem o seu programa. O PSB tem seu programa. Estamos dialogando e fazendo mediações em busca do terceiro [programa] para dar suporte a um projeto de país”, disse.

Ela também fez questão de deixar claro que deposita confiança em uma nova postura de Eduardo Campos, no combate à velha política. “O movimento que Eduardo fez é no sentido de ressignificar essa experiência. Vejo a disposição de Eduardo, sendo uma liderança jovem, em aproveitar essa oportunidade rumo à nova política. Estou torcendo que esse passo seja dado. As candidaturas da Dilma, Aécio e Campos vinham [sendo construídas] numa velha aliança pragmática. Diante desse fato novo [a coligação Rede e PSB] Eduardo se sente fortalecido a buscar uma nova maneira de caminhar, estou sentido isso”, comentou.

Marina explicou que a forma como a política vem se realizando é primeiro fazer aliança eleitoral, “em busca do tempo de TV, recursos e palanques”, para depois ganhar os governos e decidir o que fazer. “Com essa coligação programática [entre Rede e PSB], queremos subverter essa lógica: pensar primeiro o programa, colocando a sustentabilidade no centro do programa, e aprofundar a democracia, buscando nova governabilidade programática e não pragmática, com distribuição de nacos do estado”.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.