Rio Capibaribe será canal de transporte no Recife a partir de março de 2014

Se tudo ocorrer como previsto, a partir de março de 2014 os recifenses poderão utilizar o Rio Capibaribe como canal de transporte público. Após superar um tropeço com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi iniciada nesta quinta-feira (17) a dragagem do curso. Avaliado em R$ 101 milhóes, o serviço de remoção de restrições à navegabilidade – como lixo, escombros e parte da vegetação – deverá durar 18 meses. Quando o projeto estiver pronto, 12 embarcações deverão transportar cerca de 335 mil passageiros por mês, com a realização de 156 viagens diárias, desafogando as vias terrestres.

Em novembro do ano passado, a promotora de Justiça Belize Câmara recomendou a suspensão da autorização ambiental de dragagem, argumentando que não foi produzido o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a obra e que uma mera autorização não substituia aqueles documentos, exigidos por lei e por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Entretanto, em uma reunião entre representantes do MPPE e da Agência de Meio Ambiente (CPRH) nessa terça (15), ficou acordado que promotores vão analisar um Plano de Controle Ambiental elaborado pela CPRH para ver se seu conteúdo equivale a um Estudo de Impacto Ambiental e o início da dragagem foi “liberado”.

O trabalho será realizado pelo consórcio ETC&Brasília Guaíba, vencedor do processo licitatório Nº 009/2012, realizado em novembro do ano passado, e será dividido em duas etapas. Primeiro, será retirado o material contaminado (como metais pesados e esgoto) da camada inicial, que será levado para um terreno localizado na BR-101, onde passarão por análise da bacia de contenção e, em seguida, seguem para um aterro sanitário. Em seguida, será feita a retirada dos objetos não contaminados com uma escavadeira, os quais serão despejados no bota-fora oceânico, a uma distância de seis milhas báutica da costa litorânea.

Moradora do entorno do Parque de Santana, na Zona Norte da capital, onde ocorreu a cerimônia de início da dragagem, a jornalista Adriana Areias, 24 anos, demonstrou otimismo com o projeto. “Vai desafogar bastante o trânsito e melhorar o meio ambiente, já que as pessoas vão deixar os carros em casa. Hoje, eu demoro uma hora e meia para ir ao Centro. Já vi que tem uma estação lá, então acho que vou otimizar o tempo”, contou.

Ao mesmo tempo, ela observou que o varredor responsável pela limpeza do parque próximo à área onde foi montado um palco para os discursos do governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), estava jogando os entulhos na direção do rio. “Só porque o governador vem aqui tem que jogar o lixo no rio?”, reclamou.

Já o líder comunitário da Vila Santa Luzia, 35 anos, alertou para o fato de que a população que mora em palafitas da terceita etapa da comunidade Abençoada por Deus, às margens do Capibaribe, espera ser retirada da área para um habitacional, cujo projeto sequer foi elaborado. “As família da primeira etapa já estão em um habitacional. As da segunda estão esperando o habitacional ficar pronto, mas pelo menos estão recebendo auxílio-moradia”, explicou.

Ele também disse que pleiteia com a Secretaria das Cidades para que os trabalhadores recrutados para as obras das estações sejam das comunidades do entorno. O projeto abrangerá oito áreas da capital pernambucana: Santo Antônio, São José, Boa Vista, Santo Amaro, Centro, Derby, Torre e Apipucos.

No próximo mês, o Governo do Estado começará o processo de licitação para a construção das sete estações de embarque e desembarque de passageiros. Os terminais serão construídos em locais que permitam a integração com os sistemas de ônibus e metrô e terão guichês para emissão de bilhetes, banheiros, estacionamento e bicicletário.

Veja as estações:

Rota Norte

Correios (Rua do Sol) – Integra com corredor de TRO Norte-Sul
Tacaruna – Integra com corredor de TRO Norte-Sul

Rota Oeste

Estação Recife – Integra com o metrô e com o TRO Norte-Sul
Estação Derby – Integra com corredor de TRO Norte-Sul
Estação Torre – Integra com as linhas troncais do SEI que passam pela II Perimetral
Estação Santana – Integra com as linhas troncais do SEI que passam pela III Perimetral
Estação BR-101 – Integra com as linhas que passam pela IV Perimetral

Saiba mais sobre o projeto:

Serão 12 barcos e sete estações de embarque e desembarque
Cada barco cabe 86 passageiros
18 km será a velocidade de navegação
Ao todo, 156 viagens ocorrerão por dia
335 mil  pessoas deverão ser transportadas por mês
O canal de navegação do Rio terá 13,9 km

NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.