Rodízio de veículos no Recife rende mais uma discussão na Câmara
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A restrição de veículos na cidade do Recife, em determinadas vias e horários, foi o tema discutido nesta quarta-feira (03), na Câmara de Vereadores. A proposta é que o esquema funcione das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h em alguns corredores viários, horários mais críticos quanto ao fluxo de veículos. Assim, automóveis com placas que terminam em números pares circulariam em dias pares, mas ficariam proibidas de transitar em dias ímpares (nas vias em que houvesse a restrição).
“Dentro de 15 dias, vou dar um parecer favorável ao projeto incentivando o referendamento à emenda para votação no plenário. Mas vários estudos ainda precisam ser feitos, como uma análise da movimentação de carros na cidade, alternativas para quem mora nos municípios vizinhos, entre outros”, colocou o vereador Jurandir Liberal (PT).
Para viabilizar a iniciativa, segundo ele, é necessária uma legislação que contemple a situação do tráfego de ambulâncias, carros dos bombeiros e escolares e táxis com passageiros. O controle será feito pela CTTU, com multas em caso de não cumprimento. “Temos que fazer um monitoramento para que não seja nada rígido e que seja possível fazer medições e reajustes. É um projeto que deve ser testado na prática”, continua Liberal. Ele coloca que é preciso reforçar o transporte coletivo nos corredores onde houver a restrição e acrescenta que as pessoas terão que ajustar sua rotina à restrição de horários, para que haja uma melhor distribuição de carros nas ruas.
Priscila Krause (DEM) apoia a lógica das ações da atual gestão, mas reforça que a medida só deve ser tomada com muito embasamento técnico e muitas pesquisas. “Esses estudos não existem. Os últimos realizados datam da década de 1990. Há muita discussão, mas nada está claro ainda”, afirmou.
A proposta já havia sido apresentada anteriormente. Em 2008, o projeto foi apresentado pelo então vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), propondo o sistema de rodízio entre fevereiro e junho e agosto e dezembro, de segunda a sexta-feira, das 7h e 20h, exceto feriados. A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento e negativo das de Meio Ambiente e Legislação e Justiça e encontra-se na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor.
Em 2010, o atual líder do governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN), apresentou um projeto mais próximo da sugestão atual da prefeitura. A restrição de veículos ocorreria de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados, em determinados horários e locais, que seriam estipulados pelo poder executivo. O documento foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, mas rejeitado pela Comissão de Finanças e Orçamento. Atualmente, aguarda parecer das Comissões de Legislação e Justiça e Meio Ambiente.
Fonte: Folha de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário