Ronaldinho se torna o quarto brasileiro a ganhar a Champions e a Libertadores

A conquista inédita na Libertadores pelo Atlético-MG, nesta quarta-feira, elevou o meia Ronaldinho a um patamar em que poucos jogadores brasileiros estão. O jogador é o quarto a vencer os dois principais torneios continentais da América do Sul e da Europa.

Além da conquista sobre o Olimpia, Ronaldinho foi campeão da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2005/2006, pelo Barcelona, após superar o inglês Arsenal, por 2 a 1, na decisão.

O goleiro Dida, o lateral Cafu e o zagueiro Roque Júnior são os outros jogadores do Brasil que detém a Champions e a Libertadores. Curiosamente, todos eles possuem a Copa do Mundo, assim como Ronaldinho.

Dida foi campeão com o Cruzeiro, em 1997, após derrotar o peruano Sporting Cristal na decisão. Seis anos depois, na temporada 2002/2003, o goleiro liderou o Milan na conquista do mais importante campeonato europeu. Na final, o clube bateu a rival Juventus, nos pênaltis, e Dida foi o destaque da disputa ao defender três cobranças.

Roque Júnior também fez parte desta conquista milanesa. Quatro anos antes, o zagueiro havia vencido a Libertadores pelo Palmeiras, após a equipe derrotar o Deportivo Cali nos pênaltis.

O goleiro Dida ainda foi bicampeão da Champions pelo Milan na temporada 2006/2007, ao lado do lateral Cafu. A equipe derrotou o Liverpool na finalíssima. Ambos conquistaram também o Mundial de Clubes de 2007, após o time italiano bater o Boca Juniors na decisão.

Bicampeão com a seleção brasileira em 1994 e 2002, Cafu ganhou duas vezes a Libertadores pelo São Paulo. Sob o comando de Telê Santana, o clube venceu o Newell’s Old Boys e a Universidad Católica, em 1992 e 1993, respectivamente. Nos dois anos, o lateral sagrou-se campeão mundial pelo clube do Morumbi, depois de vitórias sobre o Barcelona (1992) e Milan (1993).

Cafu é o único atleta a conquistar, além dos torneios continentais e da Copa do Mundo, o Mundial de Clubes defendendo um time sul-americano e um europeu.

Se lhe faltam os mundiais de clubes, Ronaldinho tem uma conquista que o capitão do penta não possui: o de melhor jogador do mundo. O meia foi eleito duas vezes (2004 e 2005) pela Fifa como o melhor atleta do planeta, quando atuava pelo Barcelona.

O atleticano terá agora a chance de ser campeão mundial pelo clube mineiro em dezembro, no Marrocos.

ARGENTINOS

Além dos brasileiros, os argentinos Walter Samuel e Carlitos Tevez têm os títulos dos maiores torneios continentais de clubes, além do mundial entre equipes.

Tevez é o único argentino a conquistar Libertadores e Champions e também os mundiais defendendo clubes dos dois continentes. O atacante foi campeão continental em 2003 pelo Boca Juniors, após derrotar o Santos de Robinho, no Morumbi –naquele ano ele também foi campeão do mundo, após o time argentino bater o Milan nas penalidades.

Cinco anos depois, o atacante esteve na conquista europeia do Manchester United em cima do Chelsea, nos pênaltis. E também levou o Mundial, após vitória em cima da LDU, do Equador.

Já o zagueiro Samuel conquistou a Libertadores de 2000, após o time argentino bater o Palmeiras na decisão. Vendido à Roma após o título, ele ficou de fora da conquista boquense do Mundial daquele ano disputado no Japão.

Dez anos depois, o defensor atuou pela Internazionale na conquista da Champions após vencer o Bayern de Munique na decisão. Ele também detém um Mundial de Clubes, já que a Inter derrotou o africano Mazembe na final.

O lateral Sorín e o meio-campista Solari também possuem as duas conquistas continentais, mas sem participação efetiva. Solari era jovem e não entrou em campo na conquista da Libertadores de 1996 pelo River Plate.

Em 2002, foi reserva e pouco jogou na conquista do Real Madrid da Champions de 2001/2002. Mas o meia entrou no decorrer da partida única do Mundial de Clubes daquele ano, vencido pelos espanhóis sobre o Olimpia.

Já Sorín foi campeão continental duas vezes no mesmo ano. Após despontar no Argentino Juniors, o lateral foi vendido à Juventus em 1995 e fez parte do elenco na primeira metade da Champions conquistada pelo time de Turim na temporada 1995/1996, após bater o Ajax, da Holanda, nos pênaltis.

Porém, com pouca chance de atuar, foi negociado com o River Plate no começo de 1996 e liderou a equipe que ganhou a Libertadores após superar o América de Cali, da Colômbia. Ele chegou a encarar o ex-time na final do Mundial, vencido pelos italianos.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.