Roteirista brasileiro concorre ao principal prêmio do Spirit Awards

Uma das maiores surpresas no anúncio dos indicados ao Spirit Awards, principal prêmio do cinema independente americano, foi a presença de Deixe a luz acesa nas quatro categorias principais – filme, diretor, roteiro e ator (Thure Lindhardt). O longa é uma história pessoal do diretor Ira Sachs sobre a relação conturbada com o seu ex-namorado.

Mas coube ao brasileiro Maurício Zacharias transformar esses 10 anos de amor e sofrimento em um roteiro que competirá com nomes de prestígio como Wes Anderson (Moonrise Kingdom) e David O. Russell (O lado bom da vida) pelo prêmio, que será anunciado em 23 de fevereiro, véspera do Oscar.


“Termos sido indicados nas quatro categorias principais foi uma surpresa. Achava que Thure Lindhardt tinha boas chances, mas não acreditava em nada além disso”, confessa o roteirista carioca, que coescreveuMadame Satã (2002) e O céu de Suely (2006). “Quando Ira me ligou e falou ‘parabéns’, pensei que era a respeito do novo roteiro que estamos escrevendo. A notícia foi a cereja do bolo na carreira do filme”, afirma.

Mestre em cinema pela University of Southern California, Zacharias mora há 15 anos em Nova York e não pensa em voltar ao Brasil, apesar de ter projetos no país – Trinta, de Paulo Machline, filme sobre o carnavalesco Joãozinho Trinta, e outro com a produtora Paula Lavigne.

“A profissão de roteirista nos EUA é antiga e bem estabelecida. Existe um mercado em que o profissional pode lançar um roteiro original com a ajuda de sindicatos, agentes e advogados. Essa é a maior diferença para o Brasil.” Deixe a luz acesa, que foi exibido em sessões concorridas no mais recente
Festival do Rio e deve estrear no Brasil em fevereiro, está entrando em listas americanas e europeias de melhores filmes do ano. A revista americana Time out
o listou abaixo de Lincoln, de Steven Spielberg, e acima de O lado bom da vida, ambos cotados ao Oscar.

Prêmio no qual Zacharias nem pensa. “O Spirit tem apontado favoritos ao Oscar, mas não vejo a menor chance pra gente lá. Deixe a luz acesa não é esse tipo de filme”, diz ele, citando Indomável sonhadora e Moonrise Kingdom como concorrentes com mais chances de chegar à cerimônia mais concorrida do cinema.

A temática, realmente, pode ser um pouco forte demais para o Oscar. Não se trata de um filme para o grande público. Conta uma história conturbada envolvendo drogas e compulsão sexual. “O filme é sobre uma relação e o fato de ser entre dois homens é secundário”, opina Maurício Zacharias, que já está trabalhando novamente com Sachs em outro drama, chamado Love is strange.

Fonte: Estado de Minas

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.