Rússia faz operação limpeza após chuva de meteoritos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Rússia realiza neste final de semana uma operação de limpeza com mais de 20 mil funcionários, que irão aos Montes Urais para consertar os estragos provocados por uma chuva de meteoritos nesta sexta-feira.
A chuva, que segundo autoridades começou após grande meteorito ter se desintegrado ao entrar na atmosfera, deixou cerca de 1,2 mil feridos. A maioria sofreu cortes quando vidraças de prédios se estilhaçaram por conta do impacto.
Os moradores da região dos Urais foram surpreendidos na madrugada de sexta com uma “bola de fogo” no céu, seguida por fortes ruídos de explosão.
Um grande meteorito caiu sobre um lago, liberando em energia o equivalente a uma pequena arma atômica. O impacto de sua passagem foi sentido a centenas de quilômetros de distância.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que agradeceu a Deus que nenhum grande fragmento do meteoro de 10 toneladas – que, acredita-se, é feito de ferro e viajou a 30km por segundo – tenha caído sobre áreas densamente povoadas.
‘Zona de guerra’
O Ministério de Emergências russo pediu calma à população, argumentando que os níveis de radiação na região estavam normais após a “chuva de meteoritos na forma de bolas de fogo”.
“A explosão foi tão forte que quebrou algumas janelas em nosso prédio e nos prédios ao redor”, disse à BBC News Polina Zolotarevskaya, moradora da região de Chelyabinsk (1,5 mil km a leste de Moscou), que abriga fábricas, uma usina nuclear e um depósito de lixo nuclear.
Outro morador, Sergei Serskov, disse que a região pareceu uma “zona de guerra” na meia hora seguinte à passagem do meteorito.
Fonte: BBC Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário