Saiba por que muitas crianças estão estudando mandarim
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Só inglês? Que nada! Muitas crianças estão aprendendo uma língua bem diferente: o mandarim, falado na China.
Colégios tradicionais como o Dante Alighieri e o colégio de São Bento, em São Paulo, oferecem cursos optativos. Escolas especializadas, como a Mandarim, viram a procura por vagas para crianças dobrar desde o começo deste ano.
A China está se tornando cada vez mais importante para a economia mundial e essa é uma das razões pelas quais os pais investem no ensino da língua para os seus filhos.
Segundo Liang Yan, vice-diretora do Chinbra, um centro de cultura chinesa, “falar um pouco da língua e conhecer um pouco da cultura ajudam muito na hora de fechar um negócio” com chineses.
O mandarim parece bem difícil, mas a infância é a melhor fase para aprender idiomas. “Cada ideograma [símbolo usado na escrita do mandarim] representa uma imagem, o que facilita para crianças”, diz Silvia Becher, diretora do Instituto Confucius, de cultura chinesa, da PUC-Rio.
Começar cedo também é bom para a pronúncia. “Não pode falar com sotaque, tem que fazer o som direitinho”, diz a professora Sun Bing, do colégio de São Bento (São Paulo).
Para João Dalvi De Gasperi, 7, aluno de Sun Bing, a língua é “mais ou menos difícil”. Seu colega, Gustavo Dreger Lam, 10, recomenda o aprendizado para conhecidos: “Minha prima e meu amigo também começaram as aulas”.
Quando tinha três anos, Ana Carolina Monteiro, 11, abriu um buraco no quintal
de casa. Queria cavar até chegar ao outro lado do mundo, à China. Ela estuda mandarim há três anos e se comunica com facilidade. Consegue até ver filmes chineses sem legenda.
Fonte: Folha.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário