Salvador associa cachaça a morador de rua e quer vetar consumo

A Prefeitura de Salvador quer proibir o consumo de cachaça nas ruas da cidade. O objetivo, segundo a proposta, é “cortar o acesso” de moradores de rua à bebida.

“Eles [moradores de rua] passam o dia com cachaça numa garrafa de plástico de dois litros, perambulando, assustando as pessoas, dormindo em pleno passeio”, diz Maurício Trindade, secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza da capital. Ele é o autor do projeto, que foi apresentado ao prefeito ACM Neto (DEM) e que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal.

O foco é a cachaça, segundo o secretário, porque a outra bebida que entraria na lista –acima de 35 graus de teor alcóolico — seria o uísque. “Mas você não vê ninguém tomando uísque em praça pública”, diz. A cerveja, por exemplo, possui em torno de quatro graus, enquanto o vinho, cerca de 15.

Para Trindade, a Guarda Municipal tem condições de fazer a fiscalização. “Ela possui poder de polícia e poderá avaliar se é um café, um refrigerante, um vinho. Se for branco, ou é água ou é cachaça”, afirma o secretário, que também lidera uma campanha contra a doação de esmolas em Salvador.

Sobre o novo projeto, que não inclui veto ao consumo de outras bebidas na rua, a ideia é criar um “amparo legal” e que a cachaça seja apreendida –ainda não há definição sobre punições aos infratores.

Na última sexta-feira (17), o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Rio de Janeiro divulgou um estudo que apontou o uso de bebidas por somente 35% dos moradores de rua da capital do Rio.

Questionado se ele não estaria alimentando um mito, Trindade disse: “Só quem é contra é porque não conhece o projeto ou porque defende o sexo, a droga e a bagunça nos logradouros públicos. Quem defende a família, a igreja, está apoiando essa ideia”.

“Hoje, a população em situação de rua em Salvador é de 3.500 pessoas, e a maioria consome cachaça em lugares públicos”, diz o secretário, que afirma ter promovido um mapeamento sobre o tema.

Ele diz que a proposta foi motivada também por reclamações de moradores dos bairros onde há abordagens sociais para tentar convencer os moradores de rua a aceitar abrigo oferecido pela prefeitura.

Trindade foi alvo de brincadeiras nas redes sociais na semana passada após declarar, em uma rádio, que os moradores de rua passariam a usar álcool dentro de casa devido à medida. “Se tirar objeto do consumo uma, duas, três, quatro vezes, ele vai passar a usar em casa, mas não na rua”, disse na ocasião.

Procurada, a Associação dos Produtores de Cachaça da Bahia informou não acreditar que o projeto seja convertido em lei.

ACM Neto não foi localizado para comentar o tema.

No último dia 24, a Câmara Municipal de Salvador aprovou projeto de lei que proíbe a atividade dos guardadores de carros, também conhecidos como flanelinhas. Pelo texto, quem for flagrado sem o devido cadastramento poderá ficar preso de 15 dias a três meses, além de ter de pagar multa por contravenção penal (exercício de profissão sem respeitar a lei).

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.