Santa Cruz conquista o título da Série C após vencer o Sampaio Corrêa no Arruda

DedeGolSantaJEDSON-grandedentroO futebol carrega várias verdades. Uma delas: time grande tem de ter títulos. Se queres ser respeito no teu país, tens de conquistar títulos nacionais. O país que se diz como o “do futebol” carrega suas verdades. E suas particularidades. Aqui, existem times que são grandes, têm camisa, tradição, torcida… mas que não conquistam nacionais. Neste domingo, diante de quase 40 mil torcedores, o Santa Cruz se adequou a qualquer linha de pensamento que você queira traçar. A qualquer raciocínio. Venceu o Sampaio Corrêa por 2×1 e conquistou  o seu primeiro título nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C.

Pode parecer pouco, mas não. O que circunda a conquista é tão grandioso quanto o clube. O Santa Cruz tirou um fardo das costas. A verdade é que os tricolores, intimamente, sempre se sentiram incomodados em não terem títulos nacionais. E mais: sair do martírio que foram os seis últimos anos da Cobra Coral, capengando entre Séries C e D, com uma conquista, teve um sabor especial. Mas foi complicado. Bem complicado.

O Santa Cruz começou nervoso. Muito nervoso. Errava passes sem parar. Porém, a força das arquibancadas eram suficientes para fazer com que o Sampaio não avançasse. Os maranhenses pouco fizeram. Viam o Santa ter mais domínio, mas não traduzir em jogadas efetivas. Caça-Rato – guardem este nome – chegou a tentar uma vez, mas “furou”. Tentou outra, mais tarde, cruzando na área, mas Luciano Sorriso bateu por cima do gol. Estava complicado. Mas a insistência foi coroada.

Luciano Sorriso arriscou de fora da área. Rodrigo Ramos espalmou para o lado. Mas a bola caiu nos pés de Dedé, que pulou de bate-pronto: 1×0 Santa Cruz. O Sampaio quis acordar, chegou a assustar, mas foi insuficiente. O primeiro tempo terminou com a Cobra Coral sobrando.

Se terminou de uma maneira avassaladora, reiniciou melhor ainda. Flávio Caça-Rato – guardaram este nome? -, mais uma vez foi o herói improvável. Decidiu contra o Sport, na disputa do Campeonato Pernambucano, marcando um gol na Ilha do Retiro. Decidiu no jogo do acesso, diante do Betim-MG, fazendo o gol da vitória por 2×1, que garantiu a participação do Santa Cruz na Série B de 2014. Faltava completar a tríade. Aproveitou o vacilo da zaga e bateu de pé esquerdo, meio torto. Mais um na conta do Santa e explosão no Arruda. Caça-Rato imitou Cristiano Ronaldo – seu “homônimo” CR7 – e, aos berros, emendou: “Estou aqui!”. Mas não seria tão fácil.

Com o passar do tempo, o Santa Cruz foi insistindo no toque de bola. Controlou o jogo. Até que Sandro Manoel, em um lance de excesso de confiança, acabou errando. Cleitinho aproveitou e diminuiu: 2×1. Se o Tubarão maranhense empatasse, a taça iria para São Luís. Tensão no Arruda. Unhas roídas. Jogadores passando a mão na nuca. Uma bomba de Júnior Chicão, de fora da área, que Tiago Cardoso espalmou. Porém, o tempo passou arrastado. O juiz apitou e o Santa Cruz se sagrou campeão.

Uma daquelas conquistas que ensinam: a partir de agora, é necessário engrandecer também em pensamento. É necessário pensar a nível nacional. A conquista da Série C é um marco.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.