Seca: Eduardo cobra do governo federal obras emergenciais e `olhar estratégico
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Embora não se declare publicamente candidato a presidente em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), voltou a fazer cobranças ao governo federal nesta terça-feira (2), durante reunião do Conselho Deliberativo da Sudene com governadores do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, e a presidente Dilma Rousseff (PT) para tratar da seca, em Fortaleza (CE). Eduardo retomou o discurso que fez na passagem da petista por Serra Talhada, no Sertão pernambucano, semana passada, “alertando” para a necessidade de obras emergenciais e “olhar estratégico” voltado para reconstrução da economia das áreas afetadas após a estiagem.
“Hoje já não se tem o trauma que se tinha há 50 anos no que toca a questão da fome, das pessoas terem que se retirar das cidades onde moram. Mas o que essa estiagem demonstrou é que a base econômica ainda está desprotegida. E precisamos de obras de infraestrutura e políticas públicas que protejam essa base econômica, com inovação tecnológica, com melhoria da qualidade do nosso rebanho”, disparou, em entrevista à imprensa na chegada ao evento.
O governador ainda criticou a burocracia que trava obras emergenciais. “A seca esteve na zona rural com grande gravidade e agora vários governadores estão dizendo que várias cidades estão ficando num colapso absoluto. Isso vai exigir obras emergenciais, com um fluxo diferenciado de recursos. É preciso desburocratizar, para que se efetive as obras e se garanta a travessia até que os reservatórios sejam repostos”.
Para Eduardo, preciso “avançar na tomada de decisões”. Ele declarou que já acabou o período que era para chover no semiárido nordestino e isto vai exigir “obras emergenciais e um olhar estratégico sobre o futuro sobre como nós vamos recompor essa economia que foi devastada pela seca”.
ENCONTRO – A presidente abriu a reunião em um discurso no qual disse que o aumento da oferta de água no Nordeste é prioridade no combate à seca. Após a fala da petista, a reunião ocorreu de portas fechadas, sem a presença da imprensa.
Fonte: Blog de Jamildo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário