Seca mobiliza Sertânia e Ibimirim por políticas de convivência com o semiárido
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Nesta sexta-feira (03), a partir das 8h, o sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Sertânia (STTR), irá mobilizar cerca de 3 mil trabalhadores, em sua própria sede, para reivindicar formas de amenizar as consequências da seca no município. Assuntos sobre a construção do programa água para todos, com barragens subterrâneas, poços artesanais, dessalinizadores e tanques de pedra; antecipação do Garantia Safra 2013 e aumento do chapéu de palha, também serão abordados no evento.
Além disso, um abaixo-assinado será elaborado para ser entregue, por uma comissão, aos poderes executivos nos níveis municipais, estaduais e federais. De acordo com o secretário de Finanças do STTR de Sertânia, José Monteiro, a comissão pretende, ainda, envolver representações do Ministério do Desenvolvimento (MDA), nas negociações pela antecipação do Garantia Safra 2013.
Em Ibimirim, o sindicato, junto com o poder legislativo do município, também irão mobilizar a população, nesta sexta-feira (03), no salão paroquial, a partir das 10h, para a criação do fórum da cidadania do semiárido de convivência com a seca, que tem como objetivo coordenar um perímetro irrigado no município, cobrar e dialogar com o departamento nacional de obras contra a seca (Dnocs).
O ato será composto por representantes da sociedade civil e órgãos do governo. A instância deverá cumprir uma agenda de reuniões mensais. A expectativa é de que estejam presentes cerca de 600 pessoas, entre a liderança da igreja católica, as associações comunitárias, ministério público, poder judiciário e órgãos do governo, junto com o Dnocs.
Ibimirim e a seca
O município irá integrar o perímetro irrigado de Moxotó, o maior de Pernambuco. Com a devida seca, a cadeia produtiva sofreu uma queda de 50% já que Ibimirim é um dos grandes fornecedores do estado. A irrigação que era realizada três vezes por semana, foi reduzida para um dia. O açude que abastece a população tem 505 milhões de m³ de água, hoje opera apenas 35% de sua capacidade.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário