Secopa faz balanço da participação de Pernambuco na Copa das Confederações

Com o fim da participação da sede Recife na Copa das Confederações (três jogos realizados), chegou a hora de a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa-PE) assimilar as lições. Em menos de um ano, o desafio será ainda mais árduo: sediar cinco partidas da Copa do Mundo, maior competição esportiva do planeta. Durante o balanço, o secretário da entidade, Ricardo Leitão, fez questão de frisar que a Copa das Confederações é um evento-teste e que melhorias devem ser postas em prática para o Mundial de 2014. Diferentemente de uma coletiva anterior, quando aferiu nota para os serviços de mobilidade até a Arena, Leitão preferiu aplicar um conceito para definir o resultado do aprendizado pernambucano: “aprovado”.

“Já dei uma nota aqui na primeira entrevista, fruto de avaliação pessoal, e isso foi alvo de muitas críticas. Chegou a hora de quem acompanhou o processo conosco dar suas notas. E essa questão de nota está até superada. Meus netos, na escola, não recebem nota 5, 6, 7, 8 ou 10, e sim conceitos. E o meu conceito é ‘aprovado’. A Arena e sua operação, operação dos sistemas públicos, tudo foi aprovado. Evidentemente teremos que corrigir vários pontos, e acrescentar outras coisas que estão dentro dos cronogramas da Copa do Mundo”, afirmou o secretário.

Leitão listou os principais aspectos negativos e positivos da experiência pernambucana. Os pontos irão nortear o planejamento para 2014. “A partir desta quarta (26) teremos nossa primeira reunião de trabalho, preparando o cronograma para a Copa do Mundo. Isto sem perder de vista a experiência que foi realizar três jogos no Recife, em um lugar distante, novo para milhares de pessoas”, disse. Nos três jogos, a Arena Pernambuco recebeu total de 104.241 torcedores. A soma do percentual de ocupação do estádio foi de 78,5%.

O sistema de mobilidade fez com que o público sofresse na partida entre Espanha x Uruguai. Depois passou por melhorias e terminou a Copa das Confederações sem novas queixas. “Vamos reequilibrar o transporte metroviário com o uso mais intenso do transporte rodoviário. Queremos evitar que as pessoas cheguem à Arena pelo transporte individual, dando a elas a opção de utilizar ônibus a partir de estacionamentos periféricos que estarão localizados em um raio de 10 km em torno da Arena”, assinalou Leitão.

Por fim, o secretário falou sobre o suposto furto à delegação da Espanha no Hotel Golden Tulip. “A Espanha não confirmou o furto, nem o hotel. Está havendo um inquérito policial de investigação, porque, como o fato foi noticiado, a Polícia, obrigatoriamente tem que abrir inquérito. Mesmo que não haja ninguém publicamente queixoso em relação a isso. Já foram ouvidas mais de 20 pessoas, entre servidores do hotel, delegação da Espanha. A Polícia admite, inclusive, usar cartas precatórias para ouvir alguns jogadores, mas por enquanto não há nenhuma conclusão clara em relação a isso. Apenas uma suposição”, finalizou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.