Secretário de Kassab mandou arquivar denúncia contra fiscais em SP, diz jornal

Ex-secretário de Finanças de São Paulo durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), Mauro Ricardo Machado Costa mandou arquivar, em dezembro do ano passado, uma denúncia anônima contra os mesmos quatros fiscais preso na quarta-feira acusados de participar de um suposto esquema de cobrança de propinas que pode ter lesado os cofres públicos municipais em até R$ 500 milhões. É o que afirma o jornal “O Estado de S.Paulo” em matéria publicada neste sábado. O Ministério Público Estadual (MPE) investiga se empresas da área de construção pagaram corretamente o ISS (Imposto Sobre Serviços) ou se deram propina aos fiscais para sonegar o tributo.

Datada de 29 de outubro e recebida pelo então secretário em 22 de novembro passado, a denúncia, atribuída, segundo o jornal, “a construtores que respeitam as leis”, diz que “a emissão do certificado de quitação do ISS é controlada por um funcionário, o carioca Luis Alexandre, o qual – segundo ele mesmo -, por ordem de seus superiores Carlos di Lallo, Barcellos e Ronilson, somente pode ser emitido mediante o pagamento de propina”.

Luis Alexandre Cardoso Magalhães, Ronilson Bezerra Rodrigues (acusado de chefiar o grupo), Eduardo Horle Barcellos e Carlos Augusto di Lallo Leite do Amaral estão presos em um distrito policial na região central de São Paulo. Os três últimos tiveram a prisão temporária prorrogado ontem pela Justiça por mais cinco dias – venceria no domingo – para não atrapalhar as investigações do MPE sobre o esquema. Já Magalhães deve deixar a prisão até a segunda-feira, pois, em depoimento na quinta-feira, colaborou nas investigações e pode receber o benefício da delação premiada.

De acordo com “O Estado de S.Paulo”, a denúncia anônima foi encaminhada a Kassab, à Ouvidoria Municipal e ao gabinete de transição do prefeito Fernando Haddad (PT). Uma cópia foi mandada a Ronilson, que negou as acusações. “A denúncia anônima foi respondida pelos denunciados, podendo ser arquivada, não merecendo ser dado prosseguimento à apuração”, escreveu Mauro Ricardo dois dias antes do fim do governo Kassab, segundo o jornal.

Também secretário de Finanças na gestão José Serra (PSDB) frente à Prefeitura de São Paulo, Mauro Ricardo atualmente ocupa a mesma pasta em Salvador, governada por ACM Neto (DEM).

– A denúncia chegou. Nós fizemos um trabalho de apuração pela assessoria jurídica da Secretaria de Finanças da Prefeitura. As pessoas foram ouvidas, apresentaram suas defesas e a secretaria não encontrou indícios do envolvimento dessas pessoas, naquele momento, nesse processo. A denúncia era anônima. Não tinha qualquer prova que pudesse comprovar o envolvimento dessas pessoas – disse Mauro Ricardo à TV Globo.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.