Sem acordo, Câmara adia votação de novo Código de Processo Civil

imagesSem acordo, a Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira (30) a votação do projeto de lei que reforma o Código de Processo Civil (CPC). O relator da matéria, Paulo Teixeira (PT-SP) fez alterações de última hora no texto. Por isso, parlamentares pediram mais tempo para analisar a matéria. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Ales (PMDB-RN), remarcou a votação para a próxima terça-feira (5).

Entre outros pontos, o novo código busca dar celeridade a ações civis, como as relacionadas a dívidas, família, propriedade e indenizações. A matéria também visa a diminuir a burocracia no Judiciário e simplificar a linguagem do próprio código.

Na manhã desta quarta, líderes dos partidos definiram que a proposta começaria a ser votada de forma fatiada nesta quarta, com a análise de cada um dos cinco capítulos do código separadamente. À tarde, parlamentares chegaram a se reunir com o relator do texto para definir uma proposta de consenso. No entanto, deputados questionaram em plenário a ausência do texto final impresso.

“Eu atendi questões no final e modifiquei o texto. Todos querem saber o que mudou, não querem ter surpresa. Isso é legítimo. É que tiveram questões técnicas e pediram a impressão. Precisa imprimir 500 exemplares de mil artigos”, disse Paulo Teixeira.

Projeto
O projeto do novo Código de Processo Civil traz alterações significativas na atual legislação, como a que vincula as decisões de juízes de primeira instância às sentenças da segunda instância e de tribunais superiores. Hoje somente súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) devem, necessariamente, ser cumpridas por instâncias inferiores do Judiciário.

Um dos pontos que têm gerado divergências no novo código trata da guarda de depósitos judiciais, recursos provenientes de disputas na Justiça. Parlamentares defendem a possibilidade de bancos privados também receberem as verbas que ficam sob a responsabilidade do Judiciário, em vez de o depósito ficar restrito a bancos públicos.

Outro assunto que ainda gera divergência diz respeito ao recebimento, por advogados públicos, de honorários referentes a causas que órgãos do governo ganham na Justiça. O relatório de Paulo Teixeira garante o recebimento dos recursos pelos profissionais, mas há pressão dos governos estaduais para que os honorários sejam destinados diretamente para os cofres públicos.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) defendeu a garantia do pagamento aos advogados. “Há uma dúvida se isso deve ir direto para o advogado da União ou para a Advocacia de União […]. Eu sustento que eles [advogados] devem participar da contribuição que eles dão, com uma participação, assim como ganham os grupos da Receita Federal”, declarou Miro.

Os deputados discutem ainda de que forma deverá ocorrer a penhora bancária online. Hoje é possível penhorar investimentos bancários de uma empresa no caso de decisão liminar (provisória). Segundo acordo firmado na tarde desta quarta, mas que ainda pode ser alterado, a penhora só poderá ocorrer por meio de decisão de segunda instância judicial.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.