Sem verba, Rio tem outro teste para 2016 cancelado

Não será em 2014 que o Complexo de Deodoro, principal legado estrutural dos Jogos Pan-Americanos do Rio/2007, será testado como palco do tiro esportivo na Olimpíada de 2016. O Rio havia conquistado o direito de sediar uma etapa da Copa do Mundo no ano que vem, mas o Brasil abriu mão de receber a competição. Falta recursos para organizar o evento e para reformar o Centro Nacional de Tiro Esportivo (CNTE). Neste ano, o Athina Onassis Horse Show, evento de hipismo que seria em Deodoro, também foi cancelado. Ambos serviriam com teste olímpico.

“Tínhamos que buscar um recurso, que havia sido disponibilizado pelo Ministério do Esporte, mas o período de captação ia coincidir com a data do evento. Já que não teria o recurso, preferimos desistir de organizar”, explica Luciano Parreira Alves, secretário geral da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE).

A Copa do Mundo da modalidade tem três tipos de eventos: etapas só de tiro ao prato, etapas só de rifle e pistola, e etapas com todas as provas olímpicas. A do Rio seria na primeira quinzena de abril de 2014, apenas com tiro ao prato. No Mundial da categoria, no fim de agosto, em Lima, Roberto Bastos foi oitavo colocado na Fossa Olímpica.

“Usualmente o repasse do Ministério tem sido no final de março, começo de abril, exatamente quando aconteceria a Copa do Mundo. A gente não poderia tentar fazer o evento sem recurso, porque pelo convênio a gente não pode pagar nada retroativo”, explica Alves.

Apesar do cancelamento da etapa de 2014, a CBTE tem certeza que receberá a Copa do Mundo em 2015, num evento com todas as provas olímpicas. Para isso, pedirá ao Ministério do Esporte dinheiro para realizar duas obras cobradas pela federação internacional: colocar uma barreira visual ao fundo do estande (atualmente pode-se ver a Avenida Brasil ao fundo, o que atrapalha o atirador) e fazer a terraplenagem do local. “É uma área de aterro, com o tempo isso foi cedendo”, justifica o dirigente.

Deodoro recebeu a Copa do Mundo em 2008, logo depois de o local ser construído para o Pan, mas em seguida o Rio saiu do calendário. Quando voltar, também terá que trocar todos os alvos eletrônicos das provas de rifle e pistola, por equipamentos mais novos. A CBTE ainda quer fazer um “upgrade” sustentável no maquinário de lançamento de pratos, adquirindo equipamentos que funcionam com luz solar.

“Queremos que fique tudo pronto em 2015. Não só pensando na Olimpíada, mas para que a equipe brasileira possa treinar um pouco mais com o que vai ser em 2016”, comenta Alves. A ideia da CBTE é contratar um treinador cubano e deixá-lo morando no Rio, para treinar os atletas que se deslocarem até Deodoro.

Neste ano, o complexo esportivo recebeu uma etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, mas viu ser cancelado o Athina Onassis Horse Show, principal evento de hipismo realizado no País, programado para o fim de outubro. “A insegurança causada pelas dificuldades no cumprimento do cronograma de obras de infraestrutura do centro de hipismo e de seu entorno inviabilizou a realização do evento”, explicaram os organizadores, na ocasião.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.