Ser mulher, mãe, esposa e heroína

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

A mulher não é apenas mãe no sentido biológico, mas, sobretudo, é protetora, encorajadora, amiga e companheira. A mãe é o seio e o colo que a criança procura, é o porto seguro que o jovem busca para ancorar com segurança seu barco, muitas vezes avariado pelas dúvidas e pelos maus pressentimentos. Onde poderei encontrar abrigo senão nos braços sempre abertos de uma mulher?

Hoje, a mulher é muito mais do que uma dona de casa. As imposições e as necessidades do dia a dia a levaram a um tipo de vida muitas vezes cansativo e sacrificial. Para ajudar no orçamento da casa, muitas vezes ela se sujeita a uma jornada diária de oito horas, realizando às vezes um trabalho que vai além de suas condições físicas. É a mulher guerreira que não se entrega e tudo faz para manter a honra e o bom nome na sociedade. Mulher que trabalha, cuida da casa, dos filhos e ainda encontra um tempinho para divertir e se descontrair. Infelizmente, nem todos reconhecem o valor e o prestígio inerentes a esta heroína. Entretanto, o reconhecimento e a gratidão são virtudes que enobrecem qualquer ser humano.

Filha, esposa, mãe, profissional. A mulher é “várias” em uma só. A característica multitarefa só contribui para seu sucesso. Demonstra em muitas situações capacidade de organização superior à dos homens e isso se deve certamente ao fato de que sempre foi mais exigida.

Mãe é a mulher que gera e dá à luz a um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido, como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.

As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, porque fazem tudo para agradá-los, sofrem com os seus sofrimentos e querem que eles estejam sempre bem.

A maternidade é desejada e vivenciada por muitas mulheres, fator importante e comumente considerado como ocasião especial em suas vidas. Existem diversas razões pelas quais uma mulher gera um

filho: para satisfazer a expectativa do seu meio social, por realização pessoal e/ou do casal, ou ainda, para tentar melhorar o relacionamento em seu casamento. Entretanto, a maternidade requer responsabilidade, compromisso, amor, grandes doses de paciência, muita energia física e mental, doação, capacidade de dar afeto e demonstrar alegria.

Nessa perspectiva, ser mãe envolve a responsabilidade consequente da maternidade e o privilégio de dar ao mundo um ser humano único, singular.

Mas é construindo-se como uma pessoa que pensa, ri, chora, acerta, erra, ama e tem sentimentos, que a mulher certamente descobrirá para si uma forma harmônica, coerente e prazerosa de exercer sua função de mãe e esposa, sem esquecer-se da pessoa que é como mulher. A mulher profissional/mãe/esposa, apesar dos conflitos que perpassa em seu cotidiano, sente alegrias, frustrações, decepções e preocupações, em decorrência de suas múltiplas funções.

“Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: mãe não morre nunca, mãe ficará sempre junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho”. (Carlos Drummond de Andrade)

 GONZAGA PATRIOTA, Contador, AdvogadoAdministrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.