Servidora pública em greve de fome há quatro dias no Piauí passa mal

A servidora está acorrentada e sem comer há quatros dias na porta do Detran (Foto: Gilcilene Araújo/G1)É delicado o estado de saúde da servidora pública Maria Cecília Vieira, 61 anos, que trabalha no Departamento de Trânsito do Piauí (Detran). A mulher que está acorrentada e sem comer há quatro dias apresentou nesta segunda-feira (14) sinais de desidratação e pressão baixa. Uma ambulância do Samu esteve no local, mas ela recusou ser levada para o hospital. Maria é contra o Plano de Cargos, Carreira e Salários da instituição que prevê reajuste salarial para 30% dos funcionários e pede para que governador Wilson Martins modifique o projeto.

O projeto de lei apresentado pelo secretário de administração, Paulo Ivan, estabelece reajuste de 100% somente para os funcionários do setor de fiscalização e educação no trânsito. Segundo Carlos Cordeiro, assessor do sindicato dos servidores do Detran, 401 funcionários de outras áreas serão prejudicados se o projeto for aprovado na Assembleia Legislativa do Piauí. Entre esses servidores, está Maria Cecília que trabalha como agente administrativo no órgão.

Maria Cecília afirmou que já tentou conversar com o governador por 28 vezes e recebe menos de um salário mínimo na instituição, onde trabalha há 36 anos. “Até os terceirizados que são a grande maioria dos funcionários ganham mais que os servidores que possuem mais de 30 anos de casa. Já fizemos diversas greves e paralisações de advertência, mas não obtivemos êxito”, comentou.

Fenelon Rocha, assessor de comunicação do Governador do Piauí, disse que aguarda o encerramento de uma reunião que o gestor estadual participa para falar sobre a greve de fome da funcionária. Já o Detran informou que vai marcar uma audiência com Wilson Martins para tratar sobre o reajuste salarial que Maria Cecília pede.

O protesto iniciou por volta de 8h do dia 10 de outubro e já dura mais de 96h. A servidora se alimenta apenas com água de coco e mineral. De acordo com Carlos Cordeiro, assessor do Sindicato dos Servidores do Detran, os enfermeiros recomendaram que Maria fosse levada a um hospital, mas ela não quis ir e continuará aguardando um representante do Governo.

No início do protesto, usando uma corrente e um cadeado, Maria Cecília imobilizou uma das pernas a um dos braços e estava sentada em uma cadeira em frente ao prédio do Detran. Agora, ela deita em um colchonete por não conseguir ficar sentada.

Servidores do Detran acompanharam a manifestação de Cecília e afirmaram que ela se nega a receber atendimento médico, preocupando os familiares e membros do sindicato da categoria. “Ela está desidratada, mas recusa tomar soro fisiológico. Também não quer receber atendimento médico. Estamos preocupados com a saúde de Cecília”, afirmou Carlos  Cordeiro.

Ainda de acordo com o assessor do sindicato, até as 10h de hoje nenhum representante do Governo apareceu no Detran para intermediar uma conversa com Wilson Martins.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.