Simepe diz que médicos cubanos são feitos escravos em Pernambuco

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mario Jorge Lobo, informou na manhã desta quinta-feira (21), que o Simepe e o Conselho Federal de Medicina foram à Genebra, na Suíça, no dia 6 de novembro, para denunciar a condição de trabalho dos médicos cubanos no Estado, que é análoga à escravidão. As denúncias foram feitas à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com o presidente do Simepe, os médicos cubanos alocados em Pernambuco estão impedidos, por força de contrato, de saírem das cidades onde trabalham, não controlam o próprio salário (bolsa), além da estrutura dos hospitais não favorecerem a atuação profissional. As denúncias foram mais além, afirmando que o Programa Mais Médicos não tem capacidade de resolver os problemas da saúde pública brasileira.

As denúncias não foram protocoladas em nenhum dos órgãos. Foram feitas apenas oralmente às autoridades competentes. Mario Jorge informou sobre a ida à Genebra em coletiva de imprensa da Blitz Noturna, ação conjunta com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), para avaliar a condição em que se encontram as unidades públicas de saúde no Estado. A vistoria foi realizada por uma comissão, das 20h do dia 18 às 2h do dia 19 de novembro.

As seguintes unidades de saúde foram vistoriadas: Hospital da Restauração (HR), Hospital Agamenon Magalhães, Pronto Socorro cardiológico de Pernambuco (Procape), Policlínica Amaury Coutinho e Unidade Mista Barros Lima.

A emergência de trauma do HR estava em reforma, no momento em que a Blitz passou pelo Hospital. A direção da unidade informou que a enfermaria pediátriaca estava sendo utilizada para atender os casos urgentes. A sala vermelha, local para atendimento de quadros de saúde estáveis, estava superlotado, com 11 pacientes, dos quais oito estavam entubados há mais de 10 dias. Esses oito deveriam estar em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

No Procape, 33 leitos eram ocupados por 89 pessoas. Na Policlínica Amary Coutinho, foi constatada a falta de médicos no quadro de plantão. No Agamenon Magalhães, haviam pacientes sendo tratados sentados, pela falta de leitos disponíveis, além da refrigeração estar defeituosa. Na Unidade Mista Barros Lima, a Blitz constatou que os leitos não ofereciam privacidade para as gestantes. Entre um leito e outro, havia apenas um biombo, o que impossibilitava, por exemplo, a realização de exames ginecológicos.

Em todos os hospitais, constaram-se erros na higienização, os banheiros sucateados. O anúcio foi feito pelo presidente do Simmepe, Mario Jorge Lobo, o presidente do Cremepe, Silvio Rodrigues, e o coordenador da Blitz, o médico Ricardo Paiva. Os organizadores da Blitz informaram, ainda, que haverão outras intervenções. Os dados recolhidos nas vistorias serão encaminhados ao Ministério Público e às autoridades competentes para obter uma solução.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.