Sinpol percorre delegacias para mobilizar categoria e denunciar precariedades
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Após deflagrar estado de greve em assembleia, na última quinta-feira (26), o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), deu início, na manhã desta segunda-feira (30), a uma mobilização que percorrerá delegacias de toda a Região Metropolitana do Recife. O objetivo é buscar a maior mobilização possível da categoria à pauta de reinvidicações, além de registrar as condições de trabalho nas delegacias do Estado.
A primeira delegacia visitada foi a de Prazeres, em Jaboatão, onde um vídeo mostra as dependências do local. Uma quantidade impressionante de materiais e veículos apreendidos ocupam diversas salas, inclusive salas de carceragem. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Cláudio Marinho, o material que se encontra entulhado nas dependências da unidade policial já se encontra à disposição da Justiça, mas permanece ocupando o espaço onde os policiais deveriam trabalhar.
“O espaço de trabalho é pequeno, inapropriado, reunindo numa sala cinco escrivães para realização de ouvidas. Comumente, várias pessoas são ouvidas ao mesmo tempo neste local comprometido. Diante da quantidade de entulho nas dependências, testemunhas e vítimas são obrigadas a usar ‘balacravas’ (espécie de máscara para evitar identificação), para entrar na sala de reconhecimento de pessoas, ocupada pelas apreensões, arriscando a saúde”, relata o presidente do Sinpol.
Os problemas, no entanto, não param por aí. “Até mesmo nos corredores das celas estão amontoadas às apreensões, colocando em risco, inclusive, as vidas dos presos e policiais, pois algum detido pode ‘pescar’ objetos e usar contra o policial ou contra sua própria vida”.
Marinho disse ainda que um dossiê sobre as condições de mais de 200 delegacias de Pernambuco foi entregue ao Governo do Estado em 2012, e que pouca coisa mudou. “Mesmo ciente das péssimas condições de trabalho que apresentamos, o Governo do Estado não fez praticamente nada para mudar a situação. Desta vez faremos outro dossiê para compararmos ao anterior e, diante disso, não hesitaremos mais em acionar o Ministério Público do Trabalho para interditar as delegacias em estado precário” finalizou.
O sindicalista seguiu com outros membros do Sinpol, no final da tarde, para fazer outra visita, desta vez na Delegacia da Várzea. O comissário declarou que estas visitas terão continuidade até a próxima assembleia, que será realizada no próximo dia 17 de outubro.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário