Síria adota o dólar após colapso da moeda local

Desde a última desvalorização da libra síria, o comerciante Aboud Katebee, de Damasco, já não pode mais colocar etiquetas de preços nos chocolates que vende para a classe média no bairro de Jaramana.

“Toda vez que o dólar sobe, mudo o preço dos meus produtos”, disse o dono da mercearia, um homem de meia-idade.

Os rumores sobre um apoio militar árabe e ocidental aos rebeldes que tentam derrubar o presidente Bashar al Assad levaram muitos sírios, em pânico, a correrem para comprar dólares, fazendo com que a moeda local fosse cotada nesta semana a menos de 200 unidades por dólar, uma queda de 20% em quatro dias.

Executivos de bancos e empresas ouvidos pela Reuters por telefone dizem que a fraqueza da libra pode prenunciar uma queda livre se o Banco Central ficar sem dólar para proteger a cotação, após dois anos de uma guerra civil que já matou mais de 90 mil pessoas e causou prejuízos de dezenas de bilhões de dólares.

Por causa desses temores, o dólar se tornou moeda corrente em transações cotidianas de todos os tipos — ao contrário do que acontecia antes da guerra, quando só a elite tinha patrimônio avaliado em dólar.

“As transações em dólar costumavam ser restritas a grandes negociantes, que vendiam em dólares ao atacadista, mas agora até o menor varejista que vende em libras sírias baseia seus negócios nos movimentos diários do preço do dólar”, disse Yousef Safouri, atacadista do setor de vestuário em Aleppo.

De feirantes a industriais, de importadores a advogados e taxistas, a crise fez com que o dólar circulasse muito mais amplamente, por ser uma defesa contra a desvalorização e a inflação.

Oficialmente, a inflação é de 50% ao ano, mas economistas alertam que a Síria pode estar no caminho de uma hiperinflação. Desde o começo da crise, em março de 2011, a libra síria acumula desvalorização de 75%. Naquela época, um dólar valia 47 libras.

As sanções da União Europeia às exportações petrolíferas sírias e o colapso no faturamento turístico interromperam duas importantes fontes de divisas do país, e a violência política praticamente paralisou a indústria e o comércio.

“As pessoas estão dizendo que para proteger nossas economias nós vamos para o dólar, porque ele preserva a riqueza”, disse um executivo bancário de Damasco, acrescentando que isso causa uma pressão ainda maior sobre a cotação da libra.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.