Snowden promete novas revelações sobre vigilância eletrônica americana

O americano Edward Snowden, que revelou um vasto programa secreto de vigilância eletrônica pela internet nos Estados Unidos, prometeu novas revelações, e expressou seu desejo de permanecer em Hong Kong e resistir a qualquer tentativa de extradição ao seu país, indicou nesta quarta-feira um jornal desta região administrativa chinesa.

“Não sou um herói nem um traidor. Sou um americano”, declarou Snowden em uma entrevista que teve um trecho divulgado pelo South China Morning Post (SCMP).

Neste trecho, divulgado on-line antes da publicação da entrevista completa, o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA), de 29 anos, mostra-se decidido a revelar “outros detalhes explosivos” sobre os alvos dos programas de vigilância americanos.

Snowden também fala de seu medo pela segurança de sua família e de seus planos imediatos, indicou o jornal, depois de entrevistar o também ex-agente da CIA nesta quarta-feira em um local secreto no território semi-autônomo chinês.

“As pessoas que pensam que cometi um erro ao escolher Hong Kong se equivocam sobre minhas intenções. Não estou aqui para fugir da justiça, estou aqui para denunciar a criminalidade”, acrescentou, segundo o jornal de língua inglesa.

Snowden prometeu lutar contra qualquer tentativa de extradição realizada pelo governo americano, indicou ele ao jornal, depois de chegar a Hong Kong no dia 20 de maio e vazar uma operação global de espionagem efetuada pela NSA para os jornais The Guardian e The Washington Post.

“Minha intenção é pedir que os tribunais e o povo de Hong Kong decidam meu destino. Não tenho razão alguma para duvidar do seu sistema”, declarou o ex-agente ao SCMP.

Muitos legisladores em Washington estão em pé de guerra depois de Snowden vazou a operação de monitoramento de tráfego na web e de registros telefônicos de usuários privados, em um esquema que, segundo a Casa Branca, é necessário para manter os americanos a salvo do terror.

Investigações criminais estão em andamento, mas até o momento os Estados Unidos não entraram com um pedido formal de extradição para Hong Kong, ex-colônia britânica que manteve o seu sistema legal separado mesmo depois de seu retorno ao domínio chinês, em 1997.

Em última análise, Pequim mantém o controle sobre a Defesa e as Relações Exteriores – e pode vetar decisões de extradição tomadas por tribunais de Hong Kong.

A imprensa de Hong Kong afirmou que Snowden buscava a representação de advogados proeminentes com experiência em direitos humanos e em casos de asilo.

Ele ganhou o apoio do movimento pró-democracia da cidade, que marcou uma manifestação para o próximo sábado. Os organizadores do protesto afirmaram que os manifestantes se dirigirão primeiro ao consulado dos Estados Unidos e, em seguida, à sede do governo.

“Temos que protegê-lo. Estamos pedindo que o governo de Hong Kong defenda a liberdade de expressão”, afirmou Tom Grundy, um porta-voz dos organizadores, à AFP nesta quarta-feira.

“Não sabemos quais leis ele pode ou não ter quebrado, mas, se Pequim tem a palavra final, eles não precisam extraditá-lo se ele for um dissidente político”, disse.

A batalha prolongada que se anuncia sobre o destino de Snowden ameaça complicar a tentativa de aproximação entre China e Estados Unidos, após o encontro na Califórnia no último fim de semana entre Barack Obama e o líder chinês, Xi Jinping. A União Europeia já manifestou preocupação pela magnitude da operação coordenada pela NSA.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou na terça-feira que Obama havia assinado uma ordem executiva exigindo proteção para os denunciantes da comunidade de inteligência que utilizarem canais “apropriados” – o que não inclui vazamentos para jornais, o caso de Snowden – com o objetivo de denunciar supostas irregularidades.

Mas Carney rejeitou todas as perguntas sobre Snowden e recusou-se a falar de suas ações enquanto as investigações estiverem em andamento. No Capitólio, no entanto, a linguagem era mais direta.

O chefe da maioria republicana da Câmara dos Representantes, John Boehner, descreveu os vazamentos de Snowden como uma violação “gigante” da lei.

“Ele é um traidor”, disse Boehner à rede ABC News em uma entrevista. “A divulgação dessa informação coloca os americanos em risco. Ela mostra aos nossos adversários quais são as nossas capacidades”, disse.

O chefe da NSA, o general Keith Alexander, vai depor diante de uma comissão do Senado americano ainda nesta quarta-feira para explicar o PRISM, a operação de inteligência divulgada por Snowden.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.