Sobrevivente brasileiro relata as dificuldades nas Filipinas após tufão

A maior tempestade de todos os tempos. AsFilipinas ainda se recuperam da passagem do tufão Haiyan. O Fantástico localizou um brasileiro que sobreviveu ao desastre e explica como essas nuvens e ventos devastadores se formaram.

As Filipinas foram atingidas pelo tufão Haiyan. O mais forte já registrado sobre a terra. Os ventos chegaram a 315 km/h. O governo confirmou até agora mais de 3,6 mil mortes e os prejuízos passam de R$ 2,3 bilhões.

Quem trabalha com ajuda humanitária e tem experiência com tragédias desse tipo, afirma que pode levar anos para que o pior fique para trás. Ainda mais num país como as Filipinas, que assiste com frequência à passagem de tufões, tempestades e ainda é sacudido por terremotos e erupções vulcânicas.

Nos últimos dias, a brasiliense Grazziella Piccolo mal tem conseguido descansar. Ela é vice-diretora do Comitê Internacional da Cruz Vermelha nas Filipinas. “Esse é um desastre natural sem precedente. A magnitude de danos causados é enorme”, afirma Graziella Piccolo.

As Filipinas são um país formado por mais de 7 mil ilhas, exatamente no corredor dos tufões. Em média, são 25 a cada ano, mas o Haiyan foi o pior de todos.

Isso porque o Oceano Pacífico está mais quente do que o normal. Com mais água evaporando para a atmosfera, as nuvens que formam o tufão ficam maiores e a umidade faz o vento ficar mais denso, pesado. Quando as rajadas atingem a terra, arrasam tudo que encontram.

Um brasileiro sobreviveu ao tufão Haiyan. Filipe Cavalcanti estava viajando pelas Filipinas quando os alertas de perigo foram emitidos. “Muita gente desesperada querendo sair da ilha”, contou ele em entrevista por Skype.

Filipe não conseguiu embarcar e voltou para o hotel. “Foi chuva, vento e destruição por 24 horas”, disse ele.

Filipe conseguiu sair das Filipinas na quarta-feira (13) e foi para a Tailândia. Quem ficou lá, está sem água e sem comida. Dez milhões de pessoas esperam por ajuda.

Depois de tudo, os moradores agora têm que enfrentar um calor de mais de 30 graus e, à noite, o medo dos saqueadores. As lanternas eram a única luz à noite.

Da base militar de Manila partem os aviões carregados de comida e ajuda humanitária para as vítimas do tufão. Ajuda é tudo que esta família quer: oito pessoas, cinco crianças e apenas um pote de arroz.

“Filipinas acabou de sofrer um grande terremoto um mês atrás. Quer dizer, menos de um mês depois, tivemos um outro grande desastre”, lembra David Stevens, conselheiro da ONU.

Centenas de corpos ainda estão alinhados pelas ruas cobertas de lama. Alguns enterros são coletivos. Uma semana depois do tufão, muitas crianças já aprendem a sobreviver à tragédia.

Fonte:G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.