Socialistas defendem manifestações pacíficas e propõem soluções na Câmara
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
As manifestações populares, iniciadas na semana passada em São Paulo por causa do aumento da tarifa de transporte, ganharam força e se espalharam por diversas capitais brasileiras. Milhares de pessoas foram para as ruas em cidades como Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para cobrar mais investimento em transporte, saúde, educação, além da melhor aplicação dos recursos públicos no País.
Ressalvados os excessos cometidos durante os protestos, parlamentares socialistas afirmaram ser este um movimento legítimo por parte da sociedade brasileira que cobra por mudanças. E um ponto é claro: várias das reivindicações têm uma temática econômica por trás dos cartazes que levantam nas ruas. Para o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), a manifestação reforça a vontade popular de renovação. “É preciso enxergar além dos atos de vandalismo praticados por poucos manifestantes. A maioria está levantando sua voz contra a velha política.”
Em relação ao transporte público, tema principal da maioria dos protestos, Beto defende a desoneração como forma de reduzir as tarifas. O parlamentar é autor de duas emendas apresentadas à Medida Provisória nº 617/13, que desonera o transporte público por meio da isenção de dois impostos federais. O objetivo é reduzir as passagens do transporte público no País.
Para Dr. Ubiali (PSB-SP), é preciso ouvir mais os jovens que participam desses movimentos para que as modificações necessárias à melhoria do País realmente aconteçam. “Não perceber as necessidades de mudança é negar o óbvio, é negar o que realmente existe”, alertou o parlamentar.
O deputado Romário (PSB-RJ) recorreu às redes sociais para elogiar o povo brasileiro. “O Brasil é do brasileiro e não vamos mais tolerar calados esses absurdos que vem acontecendo. Queremos e exigimos o que é nosso. Basta de sacanagem, roubo, humilhação, falcatruas, e, principalmente, falta de atitude, seriedade política e social”, comentou.
Para Gonzaga Patriota (PSB-PE), o Estado precisa ser capaz de receber os atos, sem causar violência. “Em alguns casos a polícia se mostrou despreparada, fez vitimas que não estavam ali protestando contra nada, como por exemplo, dezenas de jornalistas que cobriam os protestos, também foram violentados”, afirmou o deputado, que também é jornalista.
Em busca de soluções – Na Câmara, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) propôs, em requerimento à Mesa da Casa, a criação de comissão externa suprapartidária da Casa para mediar negociações entre os manifestantes dos protestos e as autoridades envolvidas na fixação das tarifas do transporte público. “O Brasil está na retranca quanto à universalização do acesso ao transporte público”, criticou.
A socialista também falou a favor da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 90/2011, de sua autoria, que inclui o transporte público entre os direitos sociais assegurados pelo artigo 6º da Constituição. “É preciso mudanças nos tributos estaduais e municipais para criar receita e dar a resposta que o problema requer”.
Os protestos refletem a fadiga da população com esse modelo governista que já dura muito tempo. Essa é a colocação do deputado Júlio Delgado (PSB-MG). “Felizmente esse grito de basta ocorreu mais cedo do que imaginávamos e não podem ser clamadas como ‘propriedade’ de nenhuma ideologia partidária. São expressões legítimas da população brasileira que exige mudança!”, colocou o parlamentar.
Em geral, a busca por encontro de ideias e objetivos é a única maneira de derrubar possíveis confrontos violentos nas ruas. Para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) é obrigação da classe política fazer a leitura desta lição que o povo lhe ministra neste momento ímpar para o país. “Estamos sendo cobrados a dar a nossa contribuição para o amadurecimento da nossa tão cantada democracia. Esta luta é pela paz!”
Fonte: Portal PSB Na Câmara
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário