Socialistas lamentam falecimento de um grande nome da política brasileira: Fernando Lyra

O Brasil perdeu um de seus principais articuladores da redemocratização. Faleceu nesta quinta-feira (14), em São Paulo, o ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal por Pernambuco, Fernando Lyra, com uma grave insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. Conhecido como o “ministro que acabou com a censura”, Lyra foi internado no fim de 2012 aos 74 anos, no Hospital Português do Recife. Em janeiro foi transferido para o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, com quadro de infecção sistêmica, que o impediu de seguir lutando pela vida.

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, lamentou profundamente a perda de quem ele considera um grande nome da história de Pernambuco e do Brasil. “Alguém que ajudou como poucos a transição democrática, um construtor dessa transição com grande talento, nosso companheiro Fernando Lyra. O Estado está decretando luto oficial. Sua trajetória política engrandeceu o Brasil”, lembrou o governador.

Como ministro da Justiça, escolhido por Tancredo Neves, o pernambucano nascido em Recife serviu ao povo brasileiro com visão de futuro e largueza de espírito. Começou a fazer o que chamou de “remoção do entulho autoritário”. Liquidou com a censura, revogou as leis de exceção, implementou a lei da Anistia e, sem alarde, removeu de postos de comando os remanescentes da ditadura.

“O Governo de Pernambuco se solidariza com a família Lyra nesse momento de perda. Quero também, em meu nome pessoal e no da minha família, reafirmar a convicção de que Fernando estará sempre presente na memória e no sentimento de todos nós. Que o seu exemplo seja o principal legado para o nosso povo e as futuras gerações”, disse Campos, que também  lembrou o seu vice-governador e irmão de Fernando Lyra, João Soares Lyra Neto.

O líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) também deixou sua mensagem de apoio à família pela perda deste grande homem público. “Fernando Lyra foi um dos homens mais competentes com quem tive o prazer de conviver. Sua intensa atividade política foi marcada por um momento muito importante para o Brasil e tenho certeza que ele cumpriu seu dever”, elogiou o líder socialista.

Histórico socialista

Com mais de 40 anos dedicados à vida pública, Fernando Lyra elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 1970, pelo então MDB, onde integrou o chamado “grupo dos autênticos”. Desiludido com o PMDB em meados da década de 80, Fernando Lyra filiou-se ao PDT em 1987.

No Congresso, participou ativamente da Constituinte. Na eleição de 1989, foi vice na chapa de Leonel Brizola, que apoiou Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno contra Fernando Collor. Já com a saúde debilitada, Lyra permaneceu na Câmara por mais duas legislaturas, mas em 1998 decidiu não concorrer. Então trocou o PDT pelo PSB.

Em 2006, aplicou a sua habilidade como um dos articuladores da campanha que levou Eduardo Campos ao Palácio do Campo das Princesas. Nos governos Lula, ocupou seu último cargo público como presidente da Fundação Joaquim Nabuco, de 2003 a 2011. Lyra também tinha forte relação com Brasília, onde morou por muitos anos e fez amigos.

O corpo de Fernando Lyra será velado a partir do meio-dia na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O sepultamento está marcado para as 17h no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Fonte: Liderança PSB na Câmara

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.