Solenidade comemora os 25 anos da Constituição Brasileira

A Ordem dos Advogados do Brasil fez nesta terça-feira (1) uma solenidade em homenagem aos 25 anos da Constituição Brasileira. A cerimônia na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi um reencontro para alguns dos parlamentares que escreveram a Constituição. Políticos aposentados e políticos que continuam na ativa.

O texto foi promulgado pelo então presidente da Câmara, Ulysses Guimarães, em 5 de fevereiro de 1988.

Durante a solenidade, várias empresas e personalidades receberam homenagens, entre elas o relator-geral da Constituinte, Bernardo Cabral; o secretário particular de Ulysses Guimarães, Osvaldo Manicardi, o filho do senador constituinte, Mário Covas, e as Organizações Globo, pelos serviços prestados em prol da consolidação do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Os discursos relembraram o momento político que o Brasil vivia 25 anos atrás, recém saído do regime militar e a forma como a Constituição de 88 ajudou a consolidar a democracia no país nos anos que se seguiram.

“Uma constituição que põe o ser humano como centro gravitacional do estado brasileiro. O ser humano e a sua dignidade são, portanto, a essência da nossa Constituição”, presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

O senador Jose Sarney (PMDB-AP), que na época era presidente da República, foi então o primeiro a prestar juramento à nova Constituição.

“Eu critiquei alguns pontos da Constituição. Mas reconheço que no capítulo dos Direitos Individuais, no capítulo dos Direitos Humanos, no capítulo dos Direitos Sociais ela é irrepreensível, das mais avançadas do mundo, afirmou José Sarney.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi deputado constituinte. Ele entregou hoje ao presidente da OAB a proposta de Constituição que o PT defendia e justificou por que o partido votou contra o texto final, mas assinou a Constituição.

“Se o nosso regimento fosse aprovado e a nossa Constituição certamente seria ingovernável porque nós éramos muito duros na queda e nós éramos muito exigentes”, afirma o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

“Como o PT tinha um projeto de Constituição, nós votamos contra o projeto apresentado pelo nosso querido relator e depois nós assinamos a Constituição. Nós votamos contra porque queríamos o mais radical, queríamos uma coisa mais forte, que não foi possível porque só tínhamos 16 deputados”, disse Lula.

Para constituintes, juristas e advogados, a Constituição de 88 cumpre o objetivo idealizado por Ulysses:

“Ulysses foi para a tribuna e disse: ‘nós viemos aqui para escrever uma Constituição e não para ter medo. Essa Constituição terá cheiro de amanhã e não cheiro de mofo’”, lembrou o relator-geral da Constituinte, Bernardo Cabral.

Fonte: Jornal Nacional

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.