SP abrirá espaço a esportes radicais

O centro de São Paulo pode ganhar um parque de esportes radicais, com rampas de skate e parede de rapel. O incentivo a atividades físicas e lazer no entorno de Sé e República é uma das apostas do arquiteto Fernando de Mello Franco, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, para viabilizar a revitalização da região central.

A localização da praça ainda está sendo estudada. O equipamento deve se assemelhar ao Parque da Juventude, em São Bernardo do Campo, no ABC, que tem espaço para skate, patins e escalada. Franco lembrou que há uma demanda por equipamentos deste tipo, citando o caso dos skatistas que passaram a praticar o esporte na Praça Roosevelt.

Em entrevista à TV Estadão, nesta sexta-feira, Franco afirmou que a região central vai ser revitalizada à medida que receber mais moradores, e de diferentes classes socais. O secretário descartou, de vez, o aproveitamento de dois projetos elaborados durante a gestão Gilberto Kassab (PSD): a Nova Luz e os túneis do Parque Dom Pedro II.

“O primeiro ponto (para a revitalização do centro) é o repovoamento”, disse. Para alcançar o objetivo, Franco acredita na parceria com os governos do Estado e federal no programa Casa Paulista, que prevê a construção de 20 mil moradias para famílias que ganham até cinco salários mínimos. Por outro lado, mesmo sem incentivo do poder público, a região registrou crescimento populacional na última década, segundo o Censo 2010.

Diferenças

“O centro está renascendo. (O poder público) Tem que ordenar esse povoamento, garantir a permanência da população e a vinda de mais pessoas que, sem a ajuda do Estado, dificilmente acessariam essa região.” O secretário é contra a utilização de grandes equipamentos culturais como indutores da renovação no centro. Na última década, Pinacoteca, Sala São Paulo e Museu da Língua Portuguesa, todas próximas ao perímetro da Nova Luz, foram inaugurados com a promessa de provocar melhorias no entorno.

“As âncoras culturais como alavancas de transformação deram certo em outros lugares, mas em São Paulo se mostraram ineficientes”, opinou o arquiteto. Além da criação das moradias, Franco aposta no aproveitamento do comércio especializado para levar melhorarias à região, que tem as lojas de eletrônicos na Rua Santa Ifigênia e as de motos na Rua General Osório.

Com relação ao Parque Dom Pedro, Franco disse que seria difícil levantar os R$ 1,5 bilhão necessário para todas as obras. “A gente não precisa de nenhum novo projeto. A gente precisa entender quais são os mecanismos reais de produção da cidade. E a gente está muito mais preocupado em identificar essas forças do que fazer novos desenhos.”

Tietê

Além de levar mais gente para o centro, a Prefeitura pretende reorganizar as ofertas de trabalho e moradia da cidade por meio do Arco do Futuro. Cerca de 40 escritórios de arquitetura, movimentos sociais e empreiteiras se inscreveram para participar do projeto. Ao longo de abril, os interessados se reunirão com os técnicos da secretaria para conhecer a área do projeto, uma mancha de 60 milhões de metros quadrados ao longo das margens do Rio Tietê. A Prefeitura escolherá as melhores propostas até o fim do ano.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.