SP libera consulta ao IPVA pela internet; saiba como consultar
A consulta aos valores do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2013 já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Atrasada, a previsão era que a consulta estivesse disponível desde 20 de dezembro.
Em 27 de dezembro, a secretaria divulgou que os proprietários de veículos precisavam ir até o banco para conferir o valor do imposto devido.
O calendário de pagamentos começa a vencer em 11 de janeiro, sexta-feira da próxima semana. A data de vencimento depende do número final da placa do veículo.
Para pagamento à vista em janeiro, o desconto é de 3%. O IPVA também pode ser pago à vista em fevereiro ou parcelado em três vezes.
Além de informar o valor exato do imposto, o acesso pelo site da secretaria estadual da Fazenda dá a opção ao contribuinte de gerar o boleto para efetuar o pagamento (basta colocar os números do Renavam e do CPF do proprietário do veículo ou do CNPJ da empresa).
MAIS BARATO
O cálculo do IPVA leva em conta o tipo de veículo e o combustível. A alíquota de motos é de 2%. Para os carros, o IPVA é de 4% para modelos flex ou a gasolina e de 3% para modelos a álcool ou GNV.
Em 2013, o imposto caiu 5,08% para motos e quase 10% para carros. A queda foi influenciada pela desvalorização do preço dos usados, que tiveram redução no preço para competir com os novos mais baratos.
O Estado de São Paulo tem cerca de 16 milhões de veículos registrados, segundo a Fazenda.
SEGURO OBRIGATÓRIO
O seguro obrigatório deverá ser recolhido de forma integral junto com o vencimento da primeira parcela do imposto ou com a cota única.
A taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito também deverão ser quitadas.
“Caso o proprietário tenha necessidade de antecipar o licenciamento de 2013, a recomendação é que o prêmio do seguro DPVAT seja quitado em uma única parcela”, informa a secretaria.
*
COMO CONSULTAR
1. Vá ao site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
2. No menu “Serviços mais acessados”, à direita, clique em IPVA
3. Em “Cálculo e Geração de Guia – IPVA e DPVAT 2013”, informe Renavam e CPF ou CNPJ do proprietário
Fonte: Folha de S.Paulo
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário