Suco de uva 100% do Brasil mira o mercado árabe
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
De acordo com dados levantados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no ano passado o Brasil exportou cerca de US$ 3 bilhões em produtos para a Arábia Saudita. Deste valor, cerca de US$ 2,3 bilhões corresponde ao setor de alimentos e bebidas, o equivalente a 76% do volume total. Já os Emirados Árabes Unidos, outro potencial mercado, importou cerca de US$ 2,5 bilhões em produtos, com um crescimento de 13,3% em relação ao ano de 2011. É mirando estes clientes que duas vinículas da Serra Gaúcha, participantes do projeto Suco de Uva 100% do Brasil, embarcaram numa missão empresarial ao Oriente Médio, organizada pela Apex-Brasil e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O projeto é uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).
Na última segunda (18), as cooperativas vinícolas Garibaldi e Aurora participaram de rodadas de negócios na cidade de Jedá, na Arábia Saudita. E nesta quinta e sexta, dias 21 e 22, a missão chega a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As empresas contam com a assessoria do analista de Promoção Comercial da Ibravin Edgar Sinigaglia Jr.
Em Jedá, as cooperativas tiveram reuniões com importadores, distribuidores, varejistas e outras empresas interessadas na aquisição de suco de uva 100% produzido em território brasileiro. Em Dubai, Sinigaglia informou que o prognóstico é bastante otimista, pois já existe uma empresa local interessada em apresentar os produtos brasileiros na feira Gulfood, a ser realizada no final deste mês. No total, cerca de 15 reuniões e quatro visitas a empresas locais estão previstas nestes três dias de missão. “Estamos investindo neste mercado desde 2010, com participação em feiras e rodadas de negócios. A região é bastante interessante para o suco de uva, já que existem restrições para o consumo de bebidas alcóolicas pela população, devido à questões religiosas”, complementa Edgar Sinigaglia.
A missão brasileira envolve cerca de 30 empresas dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção e máquinas e equipamentos. A Arábia Saudita é a maior economia do Oriente Médio e o maior produtor mundial de petróleo. Com 20% da população dos países da região, é também o maior mercado consumidor e maior parceiro comercial do Brasil na região. Já os Emirados Árabes Unidos apresentam vantagens para os exportadores brasileiros como um alto grau de abertura comercial e a melhor infraestrutura do Oriente Médio para distribuição a países vizinhos.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário