Suspeito de participar do maior ataque da internet é preso na Espanha

Autoridades holandesas afirmaram ter preso um homem ligado ao gigantesco ataque virtual contra um site no mês passado, causando um grande congestionamento e entupindo infraestruturas cruciais ao redor do mundo.

Seu nome completo não foi divulgado na declaração publicada num site do governo, mas o homem foi identificado como “S.K.”. Uma fonte próxima à investigação, não autorizada a falar em público, confirmou que o homem preso é o holandês Sven Olaf Kamphuis, 35, porta-voz de um movimento que protestava contra as táticas de um grupo europeu antispam.

A polícia espanhola prendeu Khampuis, nessa quinta-feira (25), em casa, na cidade de Barcelona, a pedido da polícia holandesa, e confiscou seus computadores e celulares. Ele deve ser enviado para a Holanda. Wim de Bruin, representante da corte holandesa, disse que “S.K.” é suspeito de fazer parte de uma onda de ataques em março.

A prisão de Kamphuis segue uma investigação realizada pela polícia da Holanda e de outros países europeus sobre o envolvimento dele em um dos maiores ataques da internet. Ele é suspeito de iniciar um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) contra o grupo antispam Spamhaus. Sob a lei holandesa, o ato é considerado crime.

Kamphuis se autodenomina “ministro das telecomunicações e assuntos internacionais da República de CyberBunker”. Mas muitos o consideram Príncipe do Spam.

Ele é dono do provedor de internet CB3ROB e da CyberBunker, uma empresa de hospedagem que já abrigou sites como WikiLeaks e Pirate Bay –este último, acusado de incitar a pirataria de conteúdo digital.

Grupos antispam dizem acreditar que a CyberBunker age como um canal de propagação de vastas quantidades de spam. Em março, o Spamhaus adicionou a CyberBunker a sua lista negra, consultada por grandes servidores de e-mail para bloquear mensagens indesejadas.

Nos dias seguintes, a Spamhaus foi alvo de um ataque DDoS e seu site foi entupido de tráfego até que saísse do ar. Para se defender da investida, o grupo contratou a CloudFare, uma empresa de segurança do Vale do Silício. A CyberBunker, então, apontou suas armas à CloudFare.

Sem sucesso, os a empresa de Kamphuis concentrou mais forças num golpe que explorava a infraestrutura central da internet, chamada de Sistema de Nomes de Domínios (DNS).

A investida rapidamente alcançou magnitudes desconhecidas, alimentando um fluxo de dados de 300 bilhões de bits por segundo, o que retardou o tráfego na internet para milhões de usuários no mundo todo.

Kamphuis negou ter participado do ataque e disse que foi apenas um porta-voz da Stophaus, organização destinada a derrubar a Spamhaus. Questionado sobre seu envolvimento no crime, ele disse ao “New York Times”: “Sim, sabemos que esse foi um dos maiores ataques DDoS de que o mundo já ouvir falar –publicamente”.

“Ei, Anons, podíamos contar com a ajuda de vocês para tentar acabar com a difamação e a censura propagada pelo ‘spamhaus.org’, que pensa ter o poder de impor suas visões do que deve ou não deve ser a internet”, escreveu ele em um post no Facebook em 23 de março.

O serviço de hospedagem holandês Greenhost afirmou ter descoberto impressões digitais da CB3ROB enquanto estudava a investida à Spamhaus.

A prisão de Kamphuis na Espanha foi realizada através da Unidade Européia de Cooperação Judiciária (Eurojust).

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.