TCE suspende licitação para construção na Fiat
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O processo licitatório que vai escolher a empresa responsável pela construção do Centro de Treinamento da Fiat, em Goiana, no valor de R$ 30 milhões está suspenso temporariamente. Na última quinta-feira, dia 1º, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) questionou alguns itens do edital, e por meio de uma medida cautelar solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), que recebeu apenas uma proposta, a interrupção do certame. A esperança do Governo é que no início da próxima semana a decisão seja revogada.
O secretário Executivo de Projetos Estruturadores de Pernambuco, Luiz Quental, afirmou que recebeu a decisão do TCE com surpresa. Ele explicou que o Tribunal questionou detalhes técnicos, como o uso da tabela de preços dos itens e a camada de aterro de um dos estacionamentos previstos no projeto. Ainda de acordo com Quental, na última sexta-feira (2), o TCE foi procurado para que a medida cautelar fosse revogada e a licitação seguisse normalmente enquanto a Sdec fizesse as adequações exigidas. Mas o conselheiro relator não foi encontrado.
“Preparamos uma resposta aos questionamentos do TCE, que vamos entregar na segunda-feira (6), e esperamos ser atendidos logo no início da semana. Até obtermos uma resposta do órgão controlador, não vamos abrir o envelope com a proposta da única empresa participante, que já foi avisada da decisão do tribunal”, esclareceu Luiz Quental. O edital submetido ao TCE foi organizado pela própria Fiat e assim como aconteceu no certame que deve escolher a empresa que vai construir o acesso viário – via de 22 quilômetros a ser usada para o escoamento e tráfego da produção da montadora italiana -, o modelo privado não foi totalmente adequado às exigências do Tribunal.
O centro de treinamento, que é uma contrapartida do Governo do Estado para a construção do polo automotivo ancorado pela Fiat, orçado em R$ 7 bilhões, deve ficar pronto 12 meses após a assinatura da ordem de serviço. É lá que os trabalhadores aprenderão a tecnologia desenvolvida pela montadora na fabricação dos seus automóveis.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário