Tempo de colheita gaúcha: safra de Bento Gonçalves promete bater recordes

Merlot é a uva de maior expressão na região / Para a angústia de produtores temerosos de que a chuva estragasse a concentração de açúcar nas uvas, o céu ameaçava ficar cada vez mais cinza no final de tarde do pacatíssimo sábado pré-Carnavalesco de Bento Gonçalves, epicentro da Serra Gaúcha. O pároco local mal cumprimentou o trio de beldades lideradas pela jovem Letícia Dal Magro, antes de entrar no salão de festas anexo à matriz de Nossa Senhora das Graças.

Estudante de odontologia, 18 aninhos, a moça foi eleita princesa da uva e do vinho do Vale dos Vinhedos para um reinado de dois anos. “Um cargo de muita responsabilidade para a comunidade”, que, segundo a loura platinada de quase 1,80 metro, olhos verdes convictos e pele alva como nos contos infantis, exige uma dedicada preparação para vencer as muitas sabatinas do colegiado comunitário sobre cada tipo de uva e vinho dali. “Não é só a beleza que conta”, gosta de frisar.

Antes que o padre pudesse adentrar o salão da Sociedade Recreativa e Cultural Oito da Graciema, a moça ouvia contrita o discurso protocolar de um quase octogenário vinicultor local para, finalmente, despir-se dos saltos medianos em que se apoiava e pisar, com suas colegas, as uvas da variedade merlot depositadas numa antiga, simbólica e hoje inútil tina de madeira.

Depois, a jovem nobreza teve os delicados pés atenciosamente enxutos pelo prefeito local. Como o padre, o líder da câmara, o delegado e demais autoridades e o líder do Executivo cumpriram a liturgia de abertura de mais uma vindima. Terminada a celebração de mais de uma hora de missa, a audiência de 300 pessoas pôde, enfim, se empanturrar de vinho e salame ao som de antigas canções italianas. Estava inaugurada, oficialmente, a colheita no Vale dos Vinhedos – a única e cada vez mais prestigiada região com Denominação de Origem no Brasil.

As cenas dignas de uma Sucupira ou Saramandaia banhadas em vinho terminam aí. Hoje, o vinho doce e de garrafão é cada vez mais uma peça no retrato sépia dos bisavôs imigrantes na parede. Vinhos elegantíssimos, de várias categorias e faixas de preço, consumidos pela classe média que, às vezes, sua para girar a taça, ou por endinheirados que terão adegas herdadas por seus filhos. Eles arrebatam cada vez mais prêmios e prestígios. Uma indústria séria, que movimenta nada menos que 80% do mercado de R$ 2 bilhões de vinhos finos no Brasil.

Fomos até lá, para constatar que esta safra, que começa a ser vinificada agora, deve ser uma das melhores da história. Melhor até que a de 2005, quando alguns vinhos, depois de quase esgotados, chegaram ao patamar de R$ 500. Se 2013 estiver inscrito no rótulo como ano da safra, pode beber. Se o vinho em questão, claro, for gaúcho. Até porque, naquele sábado, a chuva não diluiu o caráter das uvas.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.