Tempo seco baixa volume das represas do Alto Tietê
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Apesar da variação nos níveis de armazenamento de água das represas que abastecem o Alto Tietê (SP), não há risco de racionamento ou medidas para regulação do consumo, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Devido ao contínuo tempo seco, o volume armazenado nas cinco represas que abastecem a região está em 56,3%. Em agosto o índice era de 61,7%. Os recursos hídricos abastecem 3,5 milhões de pessoas na região e na capital.
O Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) conta com os reservatórios da Ponte Nova, Jundiaí, Taiaçupeba, Biritiba e Paraitinga, que receberam juntos um volume de água das chuvas de 9,7 mm. Em setembro do ano passado o índice pluviométrico era ainda menor, de 2,1 mm. Há um mês, a quantidade de chuvas não ultrapassou 1,3 mm.
O periodo de abril a setembro é considerado de estiagem e é quando os reservatórios se valem do volume recebido nos meses chuvosos entre outubro e março. A população abastecida pelo sistema do Alto Tietê compreende as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano eFerraz de Vasconcelos, além da Zona Leste de São Paulo e parte de Guarulhos.
Variações estavam previstas
A Sabesp afirma que “os reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os do Sistema Alto Tietê, estão operando em níveis satisfatórios. Alguns deles, inclusive, estão acima da média histórica para o período”. Também fazem parte do complexo de reservatórios os sistemas da Cantareira, Guarapiranga, Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro. O internauta pode acompanhar o volume diário das represas no site da Sabesp.
A autarquia informa que os reservatórios armazenam água durante a temporada chuvosa e, na época de estiagem, continuam fornecendo à população a água que foi armazenada, “operando em um ciclo absolutamente normal e previsível”.
A Sabesp também ressalta que procura conscientizar a população sobre a importância de se economizar água, “não apenas no período mais seco,mas em todas as épocas do ano”.
Veja algumas dicas de como economizar água:
– Não utilize o vaso sanitário como lixeira;
– O banho deve ser rápido. Cinco minutos são suficientes para higienizar o corpo e pode economizar muita água. 15 minutos, com chuveiro elétrico, gasta 140 litros de água em apartamentos;
– Para fazer a barba em cinco minutos gasta-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros;
– Mantenha a torneira fechada, enquanto escova os dentes. Você economizará de 11 a 79 litros de água.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário