TJPE realiza mutirão de conciliação de processos relacionados ao DPVAT

imagesO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o objetivo de conciliar processos de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, realiza o VIII Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Até o próximo dia 13 de setembro, serão realizadas audiências conciliatórias de 4.500 processos selecionados. O mutirão vai funcionar diariamente das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h, no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, área central do Recife.

O DPVAT é um seguro obrigatório pago por todas as pessoas que possuem veículo próprio. Todos os pedestres, motoristas e passageiros têm direito a indenização nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares comprovadas, como explica a coordenadora da Seção de Mutirões do TJPE, Luzicleide Vasconcelos. “Muitas pessoas pensam que pelo simples fato de quebrar um braço ou uma perna têm direito ao seguro. Não, ele só cobre a debilidade permanente total ou parcial”, explicou ela. Os segurados que forem selecionados serão atendidos por três médicos peritos para graduar e quantificar os danos do acidente. “O seguro foi instituído em 1974, mas a lei em vigor hoje prevê a necessidade de quantificar o grau da lesão. Como o juiz não tem como graduar porque ele não tem conhecimento técnico, há a necessidade dessa avaliação pelos peritos”, afirmou ela.

A coordenadora explica, ainda, que para garantir o segundo não é necessária a ação na Justiça, mesmo que o número desse tipo de processo tenha aumentado, e muito, nos últimos anos. O acidentado deve procurar a seguradora e fazer um pedido administrativo, de forma que a empresa tem até 90 dias para realizar o pagamento. Mesmo assim, muitos casos de acidente chegam nas mãos do TJPE. “O que ocorre é que existe aquela pessoa que entra na justiça por desconhecer e aquela que já recebeu administrativamente mas entende que o valor recebido não é o que ela merece. Como ação é um direito subjetivo, não podemos vedar”, afirmou ela.

Foram reservadas 20 salas para as audiências durante os dez dias de evento. Estarão  disponíveis 12 servidores e 20 voluntários, além do suporte da Assessoria de Segurança, da  Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e da Defensoria Pública da União. No caso de mortes por acidente, quem recebe o seguro é o familiar, seja ascendente, descendente ou cônjuge. No caso de debilidade permanente, quem recebe o benefício é a própria vítima. A página da seguradora para receber o seguro DPVAT pode ser acessada através deste link.

Serviço
VIII Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT)
De 2 a 13 de setembro, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h
Hall Monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.