Torcedor do Náutico é baleado nos Aflitos, minutos antes do jogo

6df8ebe3e28f8dfe46745330c1f36fd3.jpg

Uma briga entre torcidas deixou um jovem de apenas 19 anos gravemente ferido. Lucas de Freitas Lyra foi baleado minutos antes do jogo do Náutico contra o Central, nos Aflitos, durante confronto entre torcedores alvirrubros e rubro-negros, por volta das 18h45, neste sábado (16). O Sport enfrentou, também neste sábado, o Campinense, na Ilha do Retiro, e o jogo terminou pouco depois das 18h. A Avenida Rosa e Silva, uma das mais movimentadas da Zona Norte do Recife, virou cenário de guerra.

NE10 conversou com um torcedor do Náutico – que preferiu não se identificar – e viu o tumulto nas proximidades do estádio. Segundo o homem, por volta de 18h45, um ônibus da torcida organizada do Sport entrou em confronto com torcedores do Náutico, na Avenida Rosa e Silva. “Eles cantavam gritos de guerra dentro do ônibus e na frente do veículo havia homens vestidos com camisas pretas, com a palavra ‘apoio’ escrita atrás. Eles estavam com cacetetes. É um absurdo a polícia permitir que um ônibus com torcedores do Sport passe na frente do Náutico em dia de jogo. É claro que entraria em confronto com os torcedores alvirrubros. Aliás, havia pouquíssimos policiais no local”, relatou.

Segundo a testemunha, quando o coletivo parou em frente ao Náutico, um torcedor atirou uma pedra contra o veículo. Os homens com camisas pretas desceram do ônibus e a confusão começou. “Uma pedra chegou a atingir a lateral do meu carro. O local virou cenário de guerra, com pessoas querendo entrar no estacionamento do Náutico. Sou torcedor de ir para jogo e já não vou mais para clássico exatamente por causa desses confrontos, procuro ir para jogos menos acirrados. Acredito que hoje houve um relaxamento por parte da polícia. Um confronto como esse poderia ter sido evitado”, lamentou o torcedor alvirrubro.


Jovem foi baleado na nuca, em plena Avenida Rosa e Silva

De acordo com o major Jorge Araújo, da Polícia Militar, dois ônibus de transporte público levavam torcedores rubro-negros da Ilha do Retiro para a Zona Norte do Recife. Em frente ao Náutico, houve o confronto. “Os coletivos estavam sendo escoltados por indivíduos contratados pelas empresas de ônibus. Eles atuam dentro dos veículos e também em motocicleta. Testemunhas relataram que os torcedores rubro-negros vinham fazendo algazarra no interior dos veículos, assim bem como depredando o patrimônio público”, explicou o major Araújo. Segundo ele, torcedores do Náutico também atiraram pedras contra os ônibus. “Infelizmente, uma pessoa do Apoio fez disparo com arma de fogo”, observou o militar. O major informou ainda que 40 policiais estavam no local, número suficiente, segundo ele, para o porte do jogo.

Paula Ferreira, 29 anos, é diretora da torcida organizada Fanáutico e presenciou a confusão. Para ela, houve erro de planejamento da federação. “É comum a concentração de torcedores do Náutico, em frente ao clube, antes de uma partida. A confusão maior se deu com a passagem do segundo ônibus sob escolta. Se os jogos fossem em dias ou horários mais distantes, isso não teria acontecido.”


Fora de campo, torcedores alvirrubros e rubro-negros se enfrentaram

Lucas foi levado, primeiramente, para o Hospital Agamenon Magalhães, e depois encaminhado para o HR, onde deu entrada às 19h35. Até as 22h, o jovem ainda passava por uma cirurgia na unidade de saúde.

NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.