Trabalhador com curso técnico tem emprego garantido

Com o diploma de técnico em eletromecânica há menos de um ano, Pétulos Rodrigues conseguiu o primeiro emprego três meses depois de completar o curso. “Foi rápido, até. Passei um mês nessa empresa e depois participei de uma seleção na Fiat, que está construindo uma fábrica em Goiana. Fui aprovado e hoje recebo uns 20% a mais que antes”, comenta. Sua história é semelhantes a de outros brasileiros com curso técnico: eles conseguem aumentar a própria renda em mais de 20% depois de um ano com diploma.

A conclusão é de um estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao acompanhar cerca de 20 mil pessoas formadas em seus centros no ano de 2010, o Senai concluiu que 72% dos ex-alunos conseguem trabalho no primeiro ano após a formatura e têm renda média de 2,6 salários mínimos, o que, na época do estudo equivalia a R$ 1,6 mil. Este ano, a instituição abrirá mais 80 mil vagas em todo o País.

Em termos de salário para técnico, Pernambuco não fica atrás dos Estados do Sudeste. Eles pagam um pouco melhor que nós porque o custo de vida lá é mais alto, mas proporcionalmente o rendimento é equivalente”, garante o diretor regional do Senai-PE, Sérgio Gaudêncio, que chegou a essa conclusão após conversar com diretores da instituição em outros Estados.
A pesquisa do Senai ainda aponta que 73% dos ex-alunos estão ocupados em atividades relacionadas à área de formação. A renda média desses profissionais é 19% maior do que a dos ocupados em outras áreas.

De acordo com o diretor regional do Senai-PE, os cursos que estão em alta são os de automação industrial (mecatrônica, eletrotécnica) e todos os que se relacionam com a construção civil (edificações, segurança do trabalho). “Essas capacitações devem continuar sendo procuradas a médio prazo, em virtude da força da construção civil e da cadeia produtiva gerada pela Fiat, PetroquímicaSuape, Polo Naval, entre outros”, opina.

Como a formação em um curso técnico necessita sólida educação básica, o Sistema Indústria ainda oferece, gratuitamente, aulas de ensino médio para jovens interessados em ingressar no Senai. É a modalidade de ensino básico e profissionalizante (Ebep).

O  aluno passa por uma seleção para, se aprovado, começar no 1° ano do ensino médio. No 2º ano, ele passa a conciliar a formação básica (ofertada pelo Sesi) com a técnica, no Senai. Continua a cursar ambos juntos até acabar. Já foram formados 1.120 alunos nessa modalidade desde 2009.

Além dos cursos técnicos, o Senai oferecerá também o curso tecnológico de mecatrônica. Serão três anos de formação e inclui estágio supervisionado, além do trabalho de conclusão de curso (TCC). O processo seletivo para preencher as 80 vagas (40 à tarde, 40 à noite) ainda está em definição, mas deve ocorrer em junho ou julho. As aulas devem começar em agosto.

Pétulos Rodrigues, que hoje faz uma capacitação para se tornar aferidor da Fiat (profissional que cuida da carroceria), não pretende fazer o curso tecnológico. Ele quer uma formação superior para poder ganhar mais. Mas afirma que mesmo se continuar apenas com o curso técnico tem chances de aumentar sua remuneração. “Um ex-chefe meu só tinha o diploma técnico e conseguiu o cargo de gerente. No fim das contas, o que vale mesmo é a qualidade do trabalho feito”, observa.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.