Trabalho de 15 artesãs brasileiras será exposto na sede da ONU, em NY

Neolione e Wendy (Foto: Divulgação)Trabalhos de 15 artesãs de 12 estados do país serão expostos em setembro na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no mês em que ocorre a Assembleia Geral da organização. O objetivo da exposição é promover a imagem e inserção do artesanato brasileiro no exterior. Entre as peças estão rendas, bordados, bonecas e panelas de barro, acessórios feitos com lã de ovelha e crina de cavalo, além de peças indígenas.

Os trabalhos são feitos com materiais encontrados no meio ambiente, de acordo com a Associação Brasileira de Exposição de Artesanato (Abexa), organizadora do evento. Entre os artesanatos estão bordados, redes, peças de cerâmica, panelas de barro, itens de vestuário e decoração e peças indígenas.

Chamada “Mulher Artesã Brasileira”, a exposição acontecerá de 9 a 20 de setembro. Inclui a mostra de trabalhos das artesãs e fotografias delas, um documentário, uma conferência e a publicação de um livro.

A expectativa de público é de mais de 10 mil pessoas. A intenção é aproveitar o encontro da Assembleia Geral da ONU, quando participam chefes de estados e delegações, além de celebridades e personalidades de todo o mundo, diz a Abexa.

Segundo Tânia Machado, gerente do projeto, o objetivo é também estimular as exportações. Segundo ela, 87% da produção artesanal no Brasil sai das mãos de mulheres. No país, cerca de 8,5 milhões de pessoas trabalham atualmente com artesanato.

De acordo com a Abexa, a produção deste tipo de atividade tem um faturamento anual estimado de R$ 54 bilhões. Não há, porém, estimativas sobre esportação. Segundo a associação, não é possível computar dados de venda de artesanato para o exterior, pois o código de exportação dos produtos não leva em conta a forma como foi feito (se artesanalmente ou industrialmente).

“O artesanato é uma das maiores expressões culturais do povo brasileiro. Possui grande importância para o desenvolvimento econômico e ainda possibilita a inclusão social pela geração de trabalho e renda do Brasil. As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais são praticamente os responsáveis pela totalidade do mercado artesanal brasileiro, tanto da parte de quem produz, quanto da parte de quem vende”, afirma o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, em nota.

Exposição
Foram selecionados trabalhos de artesãs do Acre, Amazonas, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

O projeto mostra mulheres que, além de fazerem os trabalhos artesanais, também motivam a transformação da realidade social das regiões onde vivem, como em associações ou cooperativas.

“São pessoas que têm dignidade (…). No Brasil, o artesão tem dignidade. Essas mulheres são humildes, mas mudaram a comunidade com o seu artesanato, essas pessoas se preocuparam não só a sua família, mas com o entorno”, diz Tânia.

A seleção das artesãs começou no final do ano passado e terminou em fevereiro deste ano. Os critérios foram inovação (que tenha potencial para mudar paradigmas de uma região, impactando outras pessoas), perfil empreendedor (com ideias visionárias e inovadoras), impacto social (que trouxeram mudanças significativas para a área e para a artesã), criatividade (por meio da trajetória de vida) e fibra ética (que emitam confiabilidade).

Artesãs
As artesãs escolhidas são Raimunda Nonata Silva Pinheiro Kaxinawa, de 32 anos, do Acre; Wendy Sherry Oliveira Barros, de 34 anos, de Alagoas; Maria Marli das Chagas Oliveira, de 50 anos, do Amazonas; Maria Miguel de Oliveira, de 54 anos, do Ceará; Berenicia Correa Nascimento, de 55 anos, do Espírito Santo; Maria José Gomes da Silva, de 45 anos, Juracy Borges da Silva, de 50, e Gercina Maria de Oliveira, de 67, as três de Minas Gerais; Neulione Alves Gomes, de 42, e Lucileicka da Silva David, de 63, do Mato Grosso; Maria das Dores Ramos Silva, de 55, da Paraíba; Ivonete de Moura Santana, de 56 anos, de Pernambuco; Raimunda Teixeira da  Silva, de 50 anos, do Piauí; Monica Carvalho, de 55, do Rio de Janeiro; e Elsa Pozzobon Noal, de 70 anos, do Rio Grande do Sul.

O projeto tem patrocínio do Sebrae e apoio do Instituto Centro Cape, da Apex e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.