Transformar edital em lei trará estabilidade para o cinema pernambucano

db74d900b0b38a43e402402699bb4c7e.jpgHá seis anos, o Governo de Pernambuco, cineastas e produtores de filme se reuniram para conversar sobre a produção audiovisual local, seus incentivos e investimentos. Nessa quarta-feira (28), o grupo voltou a se encontrar, quandoEduardo Campos confirmou que o Estado está pronto para transformar o Edital do Funcultura Audiovisual em lei. A categoria está otimista e concorda que o projeto vai garantir estabilidade para o cinema pernambucano.

Na ocasião, o governador entregou aos presentes uma primeira versão do projeto preparado pelo departamento jurídico da Fundarpe. Para o cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor do premiado O som ao redor, a medida mostra respeito com as produções locais e a preocupação em firmar um compromisso com os artistas. “Esse compromisso deixa de ser uma vontade política e se volta para a produção. Os governos mudam e a instituição de uma lei traz estabilidade na garantia da verba e do estímulo”, conta. A produtora cultural Isabela Cribari divide a opinião com o colega e acrescenta que “havia um medo de chegar outra gestão e decidir que cinema não era mais prioridade”.

Na próxima segunda-feira (2), os cineastas vão se reunir para discutir as propostas do governo e as ideias que podem ser inseridas no projeto de lei. O valor destinado ao cinema ainda não foi definido, mas, para Isabela Cribari, o montante deveria ser maior que o contemplado pelo edital em 2012, de R$ 11 milhões. “Esse valor já não é mais suficiente; muitos projetos bons ficaram de fora”, ressaltou.

O governador avisou que tem até o dia 20 novembro para enviar o projeto para votação na Assembleia Legislativa. “Independente de quem estiver no poder, o Estado precisa de mecanismos para assegurar essa conquista. O cinema que se faz aqui já é uma referência do Estado”, frisou. O debate ressurge embalado pela vitória do longa-metragem Tatuagem, de Hilton Lacerda, no Festival de Gramado.

Eduardo Campos também prometeu avançar em outras áreas da cadeia do audiovisual, como a fundação de escolas técnicas para a formação de mão obra, a compra de espaços nos cinemas comerciais para ser usado em ações do Todos com a nota e uma maior presença do cinema local nas escolas. Os cineastas aproveitaram para cobrar ações concretas sobre a função do Mispe e a preservação do patrimônio do audiovisual pernambucano.

Além de Kleber e Isabela Cribari, participaram do encontro os cineastas Cláudio Assis, Paulo Caldas, Marcelo Lordello, Marcelo Gomes, Camilo Cavalcante, Lírio Ferreira, Hilton Lacerda, Adelina Pontual, Kátia Mesel, Gabriel Mascaro, Daniel Aragão, Júlio Cavani e os produtores Chico Ribeiro e Emilie Lesclaux.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.