“Transposição fica pronta em 2015, mas vamos colocar água nos dois eixos até 2014”, diz o ministro da Integração Nacional

A Comissão Externa do Senado Federal, presidida pelo Senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), tendo como relator Humberto Costa (PT/PE), e membros, Cícero Lucena (PSDB/PB) e Inácio Arruda (PCdoB), visitou nesta sexta-feira (08) o município de Salgueiro, para fiscalizar os trabalhos no Lote 8 da Transposição do Rio São Francisco. No local está localizada a Estação de Bombeamento I 3, com a maior bomba da América Latina. Um representante da Mendes Junior, empresa responsável pela área, disse aos senadores que a obra está com 43% de conclusão, mas dentro do cronograma previsto.

Numa comitiva formada por deputados, secretários, assessores e prefeitos, o ministro Fernando Bezerra Coelho falou sobre o andamento dos serviços, ressaltando que está inaugurando uma nova fase na Transposição do Rio Francisco, que ficará pronta em 2015.

“Nós estamos constando esse momento novo que a obra vive, sobretudo aqui no Eixo Norte, que é o momento da plena mobilização. A obra hoje tem pouco mais de 4.150 pessoas trabalhando nela nos dois eixos, e nos contratos que nós já assinamos aqui no Eixo Norte, no caso da Meta 1 Norte, que sai de Cabrobó até Jati-CE, nós vamos contratar mais 4 mil homens”, destacou o ministro, dizendo que já fez 500 contratações de janeiro a fevereiro.

“A obra do empreendimento, como um todo, fica pronta no final de 2015. Todo o empreendimento, os dois eixos, todas as ações de compensação socioambiental ficarão concluídas até o final de 2015, mas, nós queremos água tanto no Eixo Norte, quanto no Eixo Leste, pelo menos com 100 km total de água nos dois eixos, até o final de 2014”, garantiu.

Bezerra afirmou que a Transposição é a mãe de muitas outras obras, como a Adutora do Agreste, criticou os setores da sociedade que duvidam da conclusão da obra e lembrou que o Projeto do São Francisco só se equipara a outras oito grandes obras no mundo, localizadas em países como Estado Unidos, Espanha, África do Sul, Rússia e China. “Todas essas obras de transposição implicam num diálogo, numa negociação permanente entre a comunidade por onde a obra passa”, enfatizou.

O relator Humberto Costa expôs que os senadores ficaram impressionados com a magnitude da obra e assegurou que o Congresso vai acompanhá-la ao longo deste ano em visitas periódicas. “Nosso objetivo principal é contribuir para que não tenhamos nenhum tipo de atraso, para que esse trabalho seja concluído até 2014,e pelo que vimos hoje as coisas estão num bom caminhou”, comentou.

Já o Senador Vital do Rêgo disse que a Comissão Externa foi constituída por conta das paralisações da obra. “Havia denúncias que, tanto a Controladoria Geral da União, quanto o Tribunal de Contas estavam investigando, e nós constituímos ao lado do senador relato Humberto Costa uma comissão que vai fiscalizar essas obras. Convocamos o ministro (Fernando Bezerra), que expôs a retomada dessas obras, o reordenamento desses contratos, a transformação dos lotes em metas e já agendamos outras audiências”, salientou.

O presidente da comissão ressaltou que o grupo já realizou audiências com o Tribunal de Contas da União e com a Controladoria Geral da União, no entanto, era preciso ver a obra in loco para se ter uma ideia do andamento dos trabalhos. A preocupação do Senado, segundo Vital, é que a obra cumpra o seu cronograma, verificar se todos os preços estão dentro daquilo que está arbitrado no contrato e fazer com que os serviços sejam concluídos no prazo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.