TRE-PE está preocupado com a baixa procura dos eleitores para cadastro biométrico
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está preocupado com a baixa procura dos eleitores para o recadastramento biométrico. Lançada em janeiro, a atualização do cadastro é obrigatória para os eleitores do Recife e de 53 municípios das Matas Sul e Norte do estado que desejem votar nas eleições de 2014. O assunto foi tema de uma reunião da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, e os presidentes dos tribunais regionais eleitorais.
“Todos os estados possuem dificuldades iniciais, mas no nosso estado estamos seguindo o cronograma”, afirmou o presidente do TRE-PE, Ricardo Paes Barreto. Ele informou que o recadastramento deve atingir 2,5 milhões de eleitores no estado, sendo 1,2 milhão do Recife e os demais das outras cidades.
De acordo com Paes Barreto, o eleitor pernambucano ainda tem comparecido pouco aos três pontos de registro disponíveis. O presidente do TRE-PE alertou que mesmo com o prazo de um ano para se cadastrar, os eleitores não devem deixar o registro das digitais para última hora.
“Nossa maior dificuldade é o costume de o eleitor deixar tudo para depois. Isso não pode acontecer, pois caso ocorra teremos problemas para cadastrar, visto que o sistema fecha às 18h em ponto”, frisou. A expectativa é que o prazo de recadastramento se prolongue até abril de 2014.
Pontos de Cadastramento
Para fazer a atualização do cadastro, os eleitores devem fazer um agendamento prévio no site do TRE-PE. No Recife, estão disponíveis três pontos para o recadastramento – Forte das Cinco Pontas e cartórios de Areias e do Arruda. O repórter fez o agendamento nesta quarta-feira (20) e só conseguiu vaga para o dia 30 de abril no Cinco Pontas. Em Areias, havia disponibilidade apenas para maio. No Arruda, o recadastramento poderia ser em abril.
Os eleitores que residem nas 53 cidades das Matas Sul e Norte, depois de fazerem o agendamento online, devem se dirigir aos postos instalados nos tribunais eleitorais de cada cidade.
Fonte: Diario Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário