Trechos da BR-101 serão desviados para construção de viadutos em PE

A partir desta quarta-feira (23), trechos da BR-101 Sul serão desviados para mais uma etapa de construção de um complexo de viadutos no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. Por dia, cerca de 14 mil veículos circulam pela via. A mudança no tráfego é para viabilizar a fundação dos pilares dos elevados, que vão integrar o Complexo Viário e Logístico Expressway.

Durante uma semana, no trecho embaixo do viaduto que dá acesso à antiga BR-101, no Cabo, próximo ao Hospital Dom Helder Câmara, meia pista em cada sentido será interditada para a preparação dos blocos dos pilares. Após esse período, uma das pistas será bloqueada, tornando a outra mão-dupla.

A concessionária Rota do Atlântico é responsável pela construção e operação dos novos viadutos. Segundo a empresa, o tráfego será supervisionado para evitar retenções, com engenheiros operacionais sinalizando sobre os desvios. Um painel de mensagens variável transmitirá avisos sobre o fluxo de veículos e sobre as intervenções.

Outros desvios na BR-101 Sul estão previstos para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano. A primeira intervenção aconteceu no mês de novembro de 2012, com a interdição de meia pista da alça viária no acesso da nova BR-101 para a rotatória junto à antiga BR-101.

Rota do Atlântico
Com cerca de 43 km de extensão, a nova via absorverá o fluxo de veículos pesados com destino às indústrias e ao Porto de Suape. A ideia é desafogar a PE-60 para o tráfego de veículos leves. A via expressa, que segue até a PE-38, no distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, será o caminho principal para as praias da região, encurtando a distância em 8,4 quilômetros em relação à PE-60. A economia de tempo é de 20 minutos, considerando a velocidade de 100 km/h da via expressa.

Com um contrato de 35 anos de concessão e investimentos de R$ 450 milhões, a Rota do Atlântico prestará serviços de operação, monitoramento e conservação das vias. Também vai construir o complexo de cinco viadutos, uma nova rodovia entre Suape e a PE-38, o acesso à Ilha de Tatuoca, as rotatórias na Curva do Boi e em Nossa Senhora do Ó, além de requalificar o Contorno do Cabo e Tronco Distribuidor Rodoviário -TDR’s Norte e Sul.

O início das operações está previsto para o final do primeiro semestre deste ano.  A tarifa de pedágio será cobrada de forma unidirecional, permitindo o acesso a todo o complexo viário. A Rota do Atlântico é formada pela Odebrecht Transport, uma empresa do Grupo Odebrecht, que tem como sócio o Fundo de Infraestrutura do FGTS, e pela Invepar, composto pela Previ, Petros, Funcef e OAS.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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