Três operadoras de planos de saúde de Pernambuco saem da lista negra da ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou ontem a lista de operadoras de planos de saúde que estão proibidas de vender seus produtos por falharem no atendimento a seus usuários. Do total de 28 empresas proibidas de vender, grande parte é reincidente, ou seja, já estão desde o ano passado proibidas de vender. Outras 18 deixaram a lista negra da ANS e passaram a ter o direito de comercializar seus produtos. Em Pernambuco, cinco operadoras continuam proibidas de vender, enquanto três voltaram a ter o direito de colocar seus planos de volta na praça. Para o cliente, além de verificar a lista, é importante pesquisar no site da ANS os dados econômico-financeiros das operadoras e seus índices de reclamação – critérios levados em conta para punir as operadoras –, de forma a diminuir o risco de não ter seu atendimento médico garantido.

Para verificar o índice de reclamação da operadora de saúde é importante ter o número (de seis dígitos) de registro da operadora junto à ANS. Com esse número em mãos – que pode ser obtido na homepage da própria empresa – o cliente acessa o site da ANS e procura o link “Planos de saúde e operadoras” na tela superior central do site. Ao passar o mouse, o sistema dará opção de “informações e avaliações de operadoras”, que levará o usuário para outra tela onde ele poderá clicar nos links “consultar dados” ou “índice de reclamações”. É neste momento que o cliente digita o número da operadora. O sistema mostrará como está o índice de reclamações da empresa e sua saúde financeira através de gráficos simples e de fácil entendimento.

A ANS vem monitorando as operadoras de planos de saúde desde dezembro de 2011. Das marcas que atuam no mercado local, a ASL (desde 2010 sob o comando da Amil) é uma das que conseguiu melhorar seus índices de reclamação. Os produtos dessa empresa são consumidos por 105 mil usuários. A HGU Saúde (São Francisco Assistência Médica) de Petrolina, com 21 mil clientes, também conseguiu melhorar seus índices e saiu da lista negra. Outra que conseguiu se livrar foi a Viva Planos de Saúde, que tem mais de 63 mil usuários, apesar de seu índice de reclamação de novembro ainda estar bem acima da média das empresas de seu porte.

As operadoras Ideal Saúde, Real Saúde, Recife Meridional e Unimed Guararapes são quatro delas que continuam na lista e, por isso, estão num estágio de punição mais elevado, que é a direção técnica, uma intervenção da ANS na administração das empresas. A Ideal, que tem o pior caso, já não está mais no mercado e seus usuários estão indo para outras. Além dessas, a Excelsior Med, também do Grupo Amil, está com sete planos de saúde suspensos, assim como outros 7 odontológicos.

Fonte:  Jc online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.