Tubarão: o debate da vez no Cidade Viva

Fotos: JC Imagem

ATAQUES Recife está entre as áreas com maior incidência no mundo, ao lado da Califórnia, Carolina do Norte, Havaí e Flórida (EUA) e praias da África do Sul e Austrália. Fotos: JC Imagem

A 5ª edição do Cidade Viva vai debater um tema polêmico: os ataques de tubarão nas praias da Região Metropolitana do Recife. Os números são alarmantes. Desde 1992, quando foi registrado o primeiro incidente, já são 59 ataques, sendo 24 mortes. No último deles, há menos de um mês, a turista paulista Bruna da Silva Gobbi, de 18 anos, teve a perna esquerda mutilada, ao ser atacada em Boa Viagem, e não resistiu aos ferimentos. A morte da estudante trouxe vários questionamentos: por que o barco Sinuelo, que desde 2004 realiza o monitoramento de tubarões na costa da RMR, estava sem operar desde dezembro de 2012? A solução está na proibição de banhistas em áreas de maior incidência, com trechos de praias da RMR interditados para banhos? Por que o Governo de Pernambuco não investe na instalação de uma barreira física e sonares para impedir o acesso dos tubarões?

praia_470_2D

ALERTA A orla do Recife é a mais sinalizada do mundo, com 88 placas de alerta em 30 quilômetros de costa

tubarao_600

ESPÉCIES A maioria dos incidentes envolve cabeça-chata e tubarões-tigre

Para o debate foram convidados o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio; o promotor Ricardo Coelho, que apresentou recomendação através do Ministério Público de Pernambuco proibindo o banho de mar nas áreas de maior incidência; Bruno Pantoja, presidente do Instituto Pró-pesca, além de um representante do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit).

sinuelo_470_CC

PESQUISA O barco Sinuelo, que desde 2004 realiza o monitoramento de tubarões na costa da RMR, estava sem operar desde dezembro de 2012, porque a verba da SDS, de quase R$ 1,8 milhão, não havia sido liberada

O Cidade Viva será exibido, ao vivo, na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 16h30. Além de deixar comentários na nossa página de transmissão, através do Facebook eTwitter (#CidadeVivaRecife) do portal, é possível enviar perguntas para o e-mail [email protected] ou também deixar seu comentário aqui no blog.

PESQUISA – Em parceria com a Prime Brasil, o NE10 está com uma pesquisa para saber a opinião dos internautas sobre os ataques de tubarão no Grande Recife. As perguntas podem ser respondidas até a quarta-feira, dia do programa. Clique AQUI para participar!

Fonte: Cidade Viva – NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.