UFPE vai ampliar o câmpus de Vitória

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da solenidade de inauguração da nova biblioteca do CAV / Bernardo Soares/JC Imagem

Os estudantes do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Vitória de Santo Antão, distante 53 quilômetros do Recife, na Zona da Mata, vão contar com um centro esportivo e um restaurante universitário. De acordo com o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, a prefeitura da cidade cedeu um terreno de oito hectares para a ampliação. As obras vão começar no segundo semestre deste ano e serão concluídas no fim de 2014. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira, na solenidade de inauguração de novas instalações no câmpus.

Com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram inauguradas uma biblioteca e uma sala multimídia que totalizam 528 metros quadrados. Também foi inaugurado um prédio de três pavimentos que abriga um vestiário para os estudantes de educação física, 22 salas para os professores, um auditório com 146 lugares e dois consultórios e uma sala do Núcleo de Assistência Estudantil e Apoio Social.

“O número de inscrições no Enem (4,2 milhões), Sisu (2 milhões) e ProUni (380 mil em um dia) mostra como a demanda por educação superior ainda é muito maior do que a oferta. Por isso, estamos investindo na expansão das universidades. Esse câmpus é produto dessa expansão. Nos últimos 10 anos de governo, aumentamos em 150% o número de vagas”, declarou Mercadante.

Depois da visita do ministro à biblioteca do CAV, e antes da solenidade de inauguração no auditório, cerca de 20 estudantes aproveitaram a presença do representante do governo federal e protestaram com cartazes. Eles pediram internet de qualidade no Centro, restaurante universitário e mais salas de aula.

Segundo o aluno do 3° período de educação física do CAV Marivânio da Silva, mesmo com as recentes reformas, o câmpus ainda precisa de muitas melhorias. “Nós temos uma quadra esportiva decadente e a internet não funciona. Queremos a rede mundial para fazer os trabalhos. Além disso, é preciso construir mais salas para os alunos, pois há turmas que estão tendo aulas na quadra”, lamentou.

Representantes da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) também expuseram um cartaz na entrada do campus: “Sr. Ministro, a Adufepe exige melhores condições de trabalho na UFPE”. Segundo o presidente da entidade, José Luís Simões, há motivo para comemorar, mas os problemas ainda são muitos. “As salas novas não vão atender a todos os professores, apenas à metade. Muitas das salas dos alunos são antigas e não são climatizadas. Há também falta de água nesse câmpus, a caixa-d’água não é suficiente. Além disso, os estudantes da área de saúde precisam de unidades no CAV para estagiar, já que os convênios com os hospitais da cidade não são suficientes para atendê-los”, explicou Simões.

O Centro Acadêmico de Vitória foi inaugurado em 2006 e atende 1251 alunos de graduação e mestrado. Os cursos são ciências biológicas, educação física, enfermagem, nutrição e saúde coletiva.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)


Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.