UFRPE lança disciplina obrigatória para discutir questões étnicas

rural_etniasFoi lançada nesta segunda-feira (25), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a disciplina “Educação das relações étnico-raciais”, com palestra da ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República Matilde Ribeiro. A matéria é a primeira a fazer parte do currículo obrigatório para licenciaturas no ensino superior brasileiro, segundo informa a Rural.

“A introdução dessa disciplina nos cursos de licenciatura é uma demanda histórica dos ativismos que lutam contra o racismo e a discriminação. Isso acontece por dois motivos principais: os professores da educação básica têm uma compreensão que existe uma carência de formação efetiva no âmbito das universidades para atuação na educação básica. Em segundo lugar, a introdução dessa disciplina projeta, dentro da universidade, a potencialidade de estudos, convivências e discussões a respeito da discriminação, do racismo e dos repertórios civilizatórios afrobrasileiros, dando uma dimensão mais abrangente à uma universidade pública, porque ela dialoga com diferentes campos do conhecimento”, diz José Nilton de Almeida, professor-titular da nova disciplina.

A criação da nova matéria foi estabelecida em 2012, por meio da resolução n°217 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. “O aspecto singular da Rural é o fato de introduzir essa disciplina como obrigatória nos cursos de licenciatura, pensando que a formação de profissionais que atuam na educação deve ter esse componente, essas informações, esses conhecimentos como parte de sua formação. Indiretamente, a disciplina é colocada como optativa para os cursos de bacharelado que têm um foco maior em pesquisa. Outras universidades têm experiências, mas em cursos específicos, como pedagogia. Acho que a única universidade com um desenho mais ou menos semelhante é a de São Carlos [SP], que a colocou como obrigatória para pedagogia e optativa para enfermagem. A única com esse desenho abrangente, para todas as licenciaturas, é a Rural de Pernambuco”, assegura o professor.

Os alunos veem como positiva a inclusão da nova disciplina no currículo. “Espero que possa incrementar nosso currículo de forma positiva, falando sobre a diversidade, sobre outras culturas que muitas vezes nós conhecemos de forma superficial, para que nós, como educadores, possamos sair mais preparados para lidar com isso no dia-a-dia”, defende Alana Ruany, aluna de pedagogia.

Mirela Rabelo, que também cursa a mesma graduação, espera que a nova matéria provoque o debate. “Espero que aborde temas que ampliem a nossa visão sobre a diversidade que existe no Brasil, sobre os conflitos que existem. Acho importante que novas disciplinas sejam incluídas nos cursos, para que abram a nossa mente, para podermos entender e aprender a lidar com essa diversidade”, pontua.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.