Últimos vereadores presos deixam penitenciária em Caruaru, no Agreste

Os últimos vereadores presos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, que aguardavam uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deixaram a unidade prisional na noite desta quinta-feira (25). Depois de oito dias, Eduardo Cantarelli (SDD) e Jadiel Nascimento (PROS) saíram da prisão por volta das 22h, acompanhados de advogados, amigos, assessores e familiares. Os habeas corpus foram emitidos no fim da tarde, no Recife.

Nascimento foi o único a falar com impressa. Segundo o vereador, ele ficou emocionado com a receptividade da população. “Já imaginava esse calor humano. Quero agradecer a imprensa, a minha advogada e as pessoas que estão aqui por tudo. E, dizer que confio no Deus que sirvo”, disse.

De acordo com o advogado Saulo Amazonas, representante de Cantarelli, o vereador não foi solto nesta quarta-feira (25), como era esperado, porque não houve tempo hábil para que o desembargador apreciasse o pedido de habeas corpus.

Já a advogada de Jadiel Nascimento (PROS), Maria Helena dos Santos, informou que o parlamentar não saiu da unidade nesta quarta porque teve o pedido de soltura declinado, ou seja, o responsável por julgar preferiu repassar a decisão para outro desembargador.

Nesta sexta-feira (27), está marcada uma coletiva às 15h, na 14ª Delegacia Seccional de Caruaru com o gestor operacional do Interior I e presidente da investigação, Erick Lessa. De acordo com nota enviada pela assessoria da Polícia Civil, o encontro deve tratar sobre o inquérito policial que investiga as ações dos vereadores. O comunicado informa que Lessa falará sobre a conclusão do inquérito policial e dará detalhes acerca dos indiciamentos dos parlamentares.

Oito vereadores liberados

Nesta quarta-feira (25), mais dois vereadores que foram presos no dia 18 de dezembro durante a operação ‘’Ponto Final” da Polícia Civil deixaram a penitenciária após pagarem fiança de R$ 50 mil cada, por porte ilegal de armas. Cecílio Pedro (PTB) e Val (DEM) saíram da unidade prisional acompanhados de advogados e de familiares.

O vereador Val (DEM) falou com a imprensa na saída da penitenciária. “Não sabemos muito o que realmente está acontecendo, mas vamos fazer uma coletiva e explicar tudo a imprensa e a Caruaru”, disse.

Na terça-feira (24), seis dos dez vereadores foram soltos. O primeiro a deixar a unidade foi Louro do Juá (DEM). Em seguida, Jajá (PPS). Logo após, foi a vez de Val das Rendeiras (PROS) e Neto (PMN). Depois, Sivaldo Oliveira (PP) foi liberado e, por último, Evandro Silva (PMDB).

Suspensão das atividades

O juiz José Fernando Santos de Souza, da Vara da Fazenda Pública de Caruaru, determinou por 180 dias a suspensão das atividades dos vereadores. A informação foi confirmada pela assessoria da Comarca de Caruaru, na tarde da terça.

Segundo o assessor, Bruno Chagas, a decisão já está valendo. “Eles ainda podem recorrer da decisão, mas enquanto não fazem isso, fica valendo o que foi determinado pelo juiz. Até mesmo se eles chegarem a recorrer, pode ser que a determinação não seja modificada”. A assessoria não soube informar quando a determinação saiu, nem se os parlamentares receberão alguma remuneração durante a suspensão.

Sobre a decisão de suspender as atividades dos vereadores, Amazonas disse que o caso será analisado. “Nós respeitamos a decisão do juiz, mas não vemos a necessidade de permanecer todos esses dias afastados”.

O juiz decidiu também cancelar a votação do projeto do BRT que trata de um financiamento para a criação de uma via exclusiva de ônibus, ocorrida na sessão da câmara no dia 17 de dezembro. Sobre essas duas decisões judiciais, a Procuradoria Geral da Câmara informou que ainda não foi notificada pela Justiça.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.