UPE e Huoc lançam programa para tratar da obesidade na adolescência

A Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade de Pernambuco (UPE) e a unidade de pesquisa clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) abrem inscrições para o programa de Intervenção Multidisciplinar para Tratamento da Obesidade em adolescentes. Serão ofertadas 120 vagas para jovens de até 17 anos, dispostos a realizar um acompanhamento gratuito pelo período de seis meses.

De acordo com Thiago Tenório, um dos educadores físicos que participam do programa, a obesidade é uma doença por si só e abre portas para outros problemas de saúde. “Pode levar a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras disfunções”, explica.

Um dos pré-requisitos para realizar a inscrição no programa é não apresentar nenhuma restrição médica para a prática regular de exercícios. “A adolescência é uma faixa etária que ainda não está tão comprometida. Grande parte dos adolescentes não está em um nível tão avançado de obesidade. O pré-requisito não vai restringir a abrangência”, observa o educador físico. Esta não é a única condição para a inscrição no programa: os interessados devem ter entre 12 e 17 anos e pesar no máximo 120 quilos.

Thiago Tenório explica ainda que a perda de peso não é o principal objetivo do programa e os adolescentes serão lembrados disso o tempo inteiro. “Eles vêm aqui procurando perda de peso. Uns querem emagrecer 20, 30 quilos. A gente sabe que não é possível essa perda de peso tão drástica em tão pouco tempo. A gente procura colocar na cabeça dos adolescentes que a perda de peso vem como consequência. É um brinde”, avisa. De acordo com o professor, o programa busca principalmente uma melhor qualidade de vida para os jovens, com a regularização do nível de glicose, normalização da pressão e dos níveis de gordura.

É a quarta vez que a parceria entre a UPE e o Huoc realiza este programa, que nasceu de um projeto de pesquisa. O tratamento tem duração de seis meses e, durante o programa, os adolescentes selecionados vão realizar a prática de exercícios físicos três vezes por semana, ter acompanhamento individual de um educador físicio, acompanhamento psicológico em grupo e consulta com nutricionista uma vez por semana, além de acompanhamento clínico com um endocrinologista uma vez por mês.

“Algo muito interessante que a gente observa é a questão multiplicadora. Os adolescentes que participam conseguem transformar o hábito alimentar de toda família e também trazer os amigos para participar do programa”, explica a endocrinologista Nair Cristina Almeida.

Quem quiser se inscrever deve agendar uma visita através dos telefones (81) 3183-3379 e (81) 9657-6426, até o dia 31 de janeiro, em horário comercial, onde os jovens vão passar por um processo de análise e triagem. Maiores informações podem ser adquiridas no Laboratório de Hemodinâmica e Metabolismo do Exercício, na Escola Superior de Educação Física (Esef) da UPE, na Rua Arnóbio Marques, 310, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.